Pesquisa

Banho.


O banho é algo sagrado, e que as Calopsitas não dispensam, se lhes permitirmos ter onde sebanharem. No entanto, assim como outros pássaros, as Calopsitas não apreciam fisicamenteserem colocados na água do banho e serem lavados pelos seus próprios donos.
Estão habituadaspor instinto a fazer a sua higiene pessoal onde têm possibilidade para isto. Grande parte das Calopsitas criadas em cativeiro nunca tiveram essa oportunidade exatamentedevido a muitos criadores inexperientes não atentarem ao fato de que elas necessitam de umrecipiente que lhes permitam entrar de corpo inteiro.O primeiro passo será arranjar uma "banheira" adequada à ave e que incentive o seu banho regular.
Existe um mito que o banho torna as aves mais vulneráveis, isso é falso, assim como você, elasse tornariam vulneráveis caso não pudessem tomar banho freqüentemente! No entanto, alguns cuidados deverão ser adotados; nunca as deixe diretamente sob o sol ou emzonas de freqüentes correntes de ar. Lembre-se que um banho de água de temperatura ambienteé o melhor que elas podem desejar.
Infelizmente no Brasil não existem muitas "banheiras" disponíveis em lojas do ramo, mas pode-sefacilmente improvisar uma. Um recipiente qualquer que permite que ela possa se banhar porcompleto (caiba apenas o seu corpo), mas cuidado para que este recipiente não seja tão fundo. Geralmente as Calopsitas costumam ficar apenas observando o recipiente duranteaproximadamente 3 dias antes de finalmente se acostumarem com ele e saltarem para dentro etomar o seu banho diário.
No inverno as Calopsitas também costumam se banhar. Mas não somente no inverno quanto emépocas frias as gaiolas não deverão estar em varandas ou em locais frios, lembre-se que assimcomo você, sua Calopsita poderá pegar um resfriado ou pior do que isso; pneumonia. Caso a sua gaiola não tenha espaço suficiente para a "banheira" é um claro sinal que a sua gaiolaé pequena demais para que a sua Calopsita viva confortavelmente. Com certeza você nãogostaria de passar a sua vida num espaço onde mal pudesse dar 4 ou 5 passos. Com asCalopsitas é o mesmo.
Compre uma gaiola maior e se possível monte um ninho por uma questãode proteção por mais que a sua Calopsita viva só. Caso queira você ainda poderá instalar umchuveiro, e isso é bem simples, bastará providenciar um caninho que produza gotejamento e issopara as Calopsitas é muito agradável e uma ótima forma de contribuir bastante para a sua higienee limpeza e até mesmo para a dos donos que por ventura tenham problemas respiratórios, poisdiminui a disseminação de poeiras.

11 comentários:

Anônimo disse...

Olá, gostaria de saber se posso escovar minha calopsita, e q tipo de escova posso usar?
Também o tipo de shampoo ou sabonete?
se possivél pode me responder por e-mail : anapg26@hotmail.com
Obrigada !!!

Anônimo disse...

oie,tambem tenho uma calopsita ela e bem novinha tÔ com ela a 3 dia quero saber como eu do banho e se isso nao mata bja me respondepoe email :elyse_vit_oria@hotmail.com

Rubinho disse...

Minha calopsita não reconhece a banheira; ela bebe água nela. O que eu faço?

Anônimo disse...

pode usar o secador paea secá-la depois do banho?
email para resposta:
euslaine_sena@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá Euslaine.. não precisa usar secador pra secar sua ave... Elas secam rapidamente...

Anônimo disse...

A minha calopsita não sabe tomar banho .Ela toma agua da banheira.o que eu faço?

Anônimo disse...

a minha calopsita toma agua da banheira ,envez de tomar banho.

Priscila Funtuci disse...

oi ,quero dar banho na minha calopsta e o que posso usar no banho
priscilafantuci@hotmail.com

Anônimo disse...

minha calopisita já está em minha casa ha´um mÊs e não toma banho,o que eu faço para limpa-la.


envie a mensagem para o meu e-mail que esta logo abaixo,obrigado




rafael_davel@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi,comprei uma calopsita filhote faz um mês,e eu queria saber se depois que ela já tomou banho o que eu faço para seca-la?ela se seca sozinha?

Anônimo disse...

Olá,comprei uma calopsita faz um mês eu queria saber se depois que ela toma banho eu devo secar ela ou ela mesmo vai secando com o tempo

Postagens populares