Pesquisa

Dicas de adestramento.

Sabemos que para termos bons resultados no adestramento de pássaros ariscos e torná-los ótimos pet´s , devemos seguir algumas regras básicas e principalmente fazer com que eles sintam prazer nos exercícios realizados.
Temos que de alguma maneira geral, visualizar o que se passa dentro de seu pássaro de estimação, pois neste momento muitas vezes ela estará em uma situação nova ou em um ambiente novo sentindo medo e sozinho.
Antes de começar, procure de alguma maneira acalmá-lo e deixar que ela sinta-se bem a vontade.
O processo para acalmar seu pássaro de estimação, muitas das vezes pode demorar dias ou até semanas e uma das maneiras que trazem maiores resultados, é procurar se movimentar e falar de maneira suave transparecendo a calma e confiança.
Neste tempo você poderá se familiarizar com seu pássaro de estimação, procurando estabelecer os sinais que seu pássaro transmite em determinadas reações tanto na fala quanto de uma maneira corporal de ambos.
Normalmente quando seu pássaro já começa a demonstrar confiança sob sua presença e próximo de sua gaiola ou até mesmo soltos (não atacando, ou demonstrar agitação), podemos então partir para o passo de adestramento.
Neste processo inicial de adestramento, muitas vezes percebemos que o criador passa por grandes frustrações achando que irá de primeiro momento fazer o pássaro obedecer ao seu comando, e nesta hora devemos nos controlar e mostrar ao pássaro que você está muito contente, mesmo não tendo um bom resultando inicial.
Cada sessão de treinamento dura em torno de 10 a 15 minutos, sabendo que em estudos realizados, é o tempo máximo de concentração de um pássaro.
Neste período deve sempre prevalecer a paciência e muita sutileza ao se comunicar com o pássaro, pois somente assim conseguirá se corresponder no treinamento.
Nunca tente forçar uma situação ou ordenar ao pássaro de maneira rude ao realizar uma ordem não feita no tempo estimado.
Quando o pássaro não acatar a sua ordem, jamais tente ameaçar em bater ou gritar, pois eles entendem isso como "força", e força para eles, são considerados uma grande ameaça para sua vida.
Uma dica muito importante !
Antes de abrir a gaiola para seu pássaro ficar solto, certifique-se que ele esteja com suas penas de vôos contidas e que não tenha nada ao seu redor que venha causar danos e risco a sua vida.
Para treinar qualquer tipo de pássaro, procure usar luvas de couros (ex. calopsitas, agapornis, ring neck, jandaia, roselas) e para psitacídeos de médio e grande porte (ex. papagaios, araras, cacatuas), sempre tenha em mãos uma vareta para guiá-lo.
Umas das maneiras mais simples para se fazer com que o pássaro venha até sua mão é procurar se movimentar de uma maneira bem amigável e de modo lento fazendo com que ele possa perceber todo o processo.
Dessa mesma maneira conduza sua mão ou a vareta (caso seja de médio ou grande porte), até a junção do peito entre as pernas. Com a tomada deste processo, o pássaro deverá subir automaticamente na vareta ou em sua mão e neste mesmo momento você deverá elogiá-lo e se possível agradá-lo caso ele permita - mas não force ok ?
Este processo deverá se repetir por muitas vezes e procure sempre fazer isso ao lado de sua gaiola não afastando muito para que ele não venha se sentir inseguro, pois sua gaiola neste momento será seu porto seguro.
Com o tempo seu pássaro estará mais seguro e assim gradativamente vai afastando-se da gaiola e mantendo ele em sua mão a maior parte do tempo e nunca se esqueça dos elogios.
Caso ele pule de sua mão e caia no chão, tenha calma, espere ele se ajeitar e então faça todo o processo novamente abaixado junto a ele e oferecendo a sua mão transmitindo calma, segurança e principalmente a confiança.
Complementos importantes:
* Sempre quando seu pássaro realizar algum comando solicitado, procure de uma maneira simples e generosa, elogiá-lo oferecendo sempre algo que ele goste muito de comer.*
Procure renovar os seus brinquedos trocando semanalmente (revezando), pois só assim ele estará mais interessados em seus brinquedos e com certeza muito mais feliz.

53 comentários:

Davi disse...

Dicas muito boas, adorei na parte que a minha calopsita veio para minha mão depois que ofereci girassol, mas quando vou tentar tirá-la da gaiola, ela fica com medo e voa para outro lugar.

Abraço!!!

Davi disse...

Dicas muito boas, adorei na parte que a minha calopsita veio para minha mão depois que ofereci girassol, mas quando vou tentar tirá-la da gaiola, ela fica com medo e voa para outro lugar.

Abraço!!!

Anônimo disse...

gostaria qual a melhor idade e se o macho e melhor para o adestramento do que a femea. obrigado sueli

Claudia disse...

Eu acredito que ja mandei umas 10 mensagens!
Hoje fui atacada novamente pela minha calopsita no rosto,ja li todas estas dicas e nada funciona com ela!
Gostaria de um telefone de alguém que sabe adestrar o passarinho para mim,pq está muito complicado...Meus pais querem doa-lo,mas não queria ter este meio como solução!Alguém conhece um adestrador de aves?URGENTE

Anônimo disse...

Claudia,alguma coisa anda errada.Ela te ataca com raiva?As calopsitas são aves que gostam muito de carinho, mas nem todas são iguais.Tenho várias, e cada uma gosta de coisas diferente das outras.Tenho um que, se deixar, passa o tempo inteiro no meu ombro,já a irmã dele não é muito chegada à muito carinho... vem ao dedo, sobe no ombro, mas logo sai.
Não desista de sua ave.Toda ave arisca pode ficar mansa.Mas vc tem de se dedicar, e todo dia. Tem gente que acha que colocar comida uma vez por dia e esquecer da ave, e achar que no dia em que chegar perto, ela estará mansinha... Não é assim. As calopsitas requerem companhia, diária. Ofereça sementinhas na sua mão.Elas adoram folhas de couve ou agrião. Deixe que ela se aproxime e tome confiança em vc. Pelo que vejo, ela tem medo de alguma coisa. Não force nada. Dê o tempo da ave ter confiança, insista aos poucos.
Todas as calopsitas que comprei eram todas ariscas, e pode acreditar, já levei grandes bicadas de sangrar no inicio, mas hj, se eu deixar, viro cabide deles... ficam todos em cima de mim, comem na minha mão, bicam minha orelha.. são uns amores.
Mas essa confiança não foi da noite pro dia... Demora tempo, até meses, e até ano... Não desista dela. Veja oq está acontecendo de errado. E qualquer coisa, conte conosco.

erik disse...

a minha calopsita (fêmea) não esta respondendo muito bem aos brinquedos oferecidos a ela! ela esta é mordendo os brincos da minha mãe! ela fica arisca com os brinquedos! o que eu faço????

Anônimo disse...

Erik... as calopsitas são aves muito curiosas... com certeza ela vai acabar se interessando pelos brinquedinhos... Os meus, no inicio, ficam com medo dos brinquedos novos, pois são coisas que eles não estão acostumados. Mas com o passar dos dias, eles vão se chegando, ficam mais curiosos. Quanto aos brincos... eles adooooram. Pras calopsitas, brincos, aneis, pulseiras... quanto mais brilhante e mais cheios de pedrinhas mais o atraem.
Sua ave vai acabar por se aproximar dos brinquedos, ofereça mas não force, pra não causar medo.
Bjinhos...

Bastidores ...com Pat coronel disse...

olá peguei uma caturrita que caiu de uma arvore e foi ataca por um gato,cuidei dela e agora estou com ela em minha casa compramos um viveiro pra ela mas gostaria de que ela ficasse mansa para ficar mais com agente seria o mesmo processo? pois ela bica forte e me ataca toda vez que me aproximo se a pego com a luva e a coloco no meu ombro ela fica bem quietinha....preciso de conselhos obrigada!!!

Anônimo disse...

Olá... ainda bem que vc conseguiu salvar a ave. Que bom. Na verdade ela deve ter passado por grande trauma qdo foi atacada pelo gato. É normal ela se sentir com medo e ameaçada. Aos poucos vc poderá ir mostrando que não fará mal a ela, e ela perceberá a confiança. Elas, com medo, bicam forte mesmo, tenha cuidado. Comece por oferecer sementinhas à sua mão, e não force, deixe que ela vá se aproxime devagarinho... Elas gostam muito de couve ou espinafre. Ofereça e deixe que ela venha comer em sua mão.. No início ela deverá ficar com medo, mas logo que sentir confiança virá buscar de certeza. Qualquer coisa, conte conosco.

Anônimo disse...

Olá...
Quero saber coma amansar a minha calopsita (fêmea),fazer ela cantar,comer dentro da gaiola e parar de me moreder.

Quem saber um ADESTRADOR de calopsitas em Uberaba me passa pois ela esta muito brava e só abaixa o topete dentro do pano que a pego.

OBS:Ela deve ter de 5 meses a 1 ano de idade

troller disse...

Queria saber se dar para amansar e adestrar minha calopsita (femea e brava) pois ela não come dentro da gaiola e fica me mordendo e não abaixa aquele topete.
Sempre para alimentá-la eu a pego em um pano e dou frutas, só no pano que ela abaixa o topete mas ela ainda fica mordendo o pano.

Se alguem souber um ADESTRADOR em Uberaba me avise e passe o telefone
OBS:Ela deve ter de 5 meses a 1 ano de idade

Anônimo disse...

Olá João, amansar calopsita requer paciencia e determinação... Pegar a ave com um pano só causa medo nela.. Vc tem de a ganhar com muita paciencia, e mostrando a ave que não é nenhuma ameaça.. Comece oferecendo sementinhas em sua mão, ou folhas.... e espere que ela venha até vc... Não force, isso não resolve. Tenho uma ave que não nasceu aqui, comprei arisca, e já tem quase 1 ano e ela ainda não sobe no meu dedo... mas já aceita sementinhas, folhas.... são progressos lentos, mas que a longo prazo dão resultados. Sorte com sua ave.

Anônimo disse...

Adoro minha calopsita mas hj ela passou dos limites. Ela "roeu" meu smartphone e destruiu todas as teclas. Pensei em ralhar com ela, mas ela vem com aquela carinha dócil... mesmo assim, percebi que ela tbm fez isso com o controle remoto. Não sei se é apenas uma fase ou se isso vai ser assim pra sempre...SOCORRO!!!

Fabiana

Anônimo disse...

Olá Fabiana... as calopsitas roem tudo sim... Melhor não deixar nada perto dela... Guarde tudo que for fácil dela roer, e tenha sempre perto um brinquedinho proprio pra ela, assim, qdo ela estiver querendo roer alguma coisa, vc dá o brinquedo, e assim ela fica a vontade...

dayana disse...

olá.conheci este blog por acaso e vi que muitos tem dificuldades em amansar suas calopsitas...
eu tbm tenho um lindo o Jeremias que no começo tbm era bastante arrisco mas agora é um amorzinho...qdo chego em casa ele fica me chamando do quarto e até da beijinho...
não foi fácil mas tive paciência, e acho que o primeiro passo para conquistar a confiança de uma calopsita é dar comida pra ela na mão...o jere tinha muito medo e não comia nada, ai comecei a dar milho...de espiga sabe?
ele adorou e assim começou a ficar cada vez mais manso...
pra quem ainda não conseguiu não desista pq quando eles ficam mansos tds as bicadas valem a pena!!
bjos

Anônimo disse...

É verdade Dayana... o resultado final é muito valioso. Concordo contido qdo dizes que o ideal é começar oferecendo comida. As calopsitas comem muito bem, como todas as aves, e logo ela ver algum petisco que goste na mão do dono, de certeza vai se aproximar.
No início fica com medo, desconfiada, mas vai se aproximando devagarinho, até se sentir segura... Esse é um enorme passo. Tem de se começar assim mesmo. Mas sem forçar, deixando o tempo da ave se sentir segura. Precisa mesmo muita persistencia. Minha mais recente ainda está nessa fase de comer na mão.. Ainda não sobe no dedo, é brava... Mas não pode ver umas sementinhas em minha mão que vem correndo.. As vezes nem tenho sementes, mas ela já sabe que sempre ofereço alguma coisa, e vem pra perto de mim. Obg pela mensagem.

Anônimo disse...

Boa noite, tenho uma Calopsita, ja tem quase 1 ano, e femea, porem ela so fica calma quando esta comigo e, principalmente, se irrita muito quando minha namorada tenta pega-la. Eu deixei ela, praticamente, 10 meses com asas, fiquei com do de corta-las, quando as cortei, parece que não adiantou muito, ela criou força e consegue voar mesmo com as asas cortadas.
Como faço pra ela se desapegar um pouco e ficar mais calma com as demais pessoas? E outra coisa, elas fazem coco em todo lugar mesmo? rs Normalmente em mim ela não faz, mais quando solto ela e coco pra todo lado rs obrigado.

Alias, ela chama Psirica rs

Sergio Mendes disse...

Eu tenho uma calopsita macho à 3 anos, ele nunca foi manso, a cerca de 1 ano atraz comprei uma fêmea e coloquei junto, se deram super bem, mas depois de alguns meses a fêmea que comprei apareceu morta no viveiro, sem nenhuma doença aparente, foi derrepente! Depois disso o macho ficou muito mais bravo e ataca e ameça bicar só de chegar perto, não consigo entender o que houve, tenho até medo de colocar outra fêmea com ele! Outro problema é que não faço idéia qual a idade dele, pois ganhei ele já adulto, tem algum método de saber a idade das calopsitas? Obrigado

Anônimo disse...

Olá Sérgio... As calopsitas são aves que adoram companhia, e pelo visto ele já tinha a fêmea como companhia, por isso ficou enraivecido. Vc pode experimentar comprar uma fêmea nova, mas nos primeiros dias, não os deixe juntos na mesma gaiola, ou então, coloque-os juntos mas observe a reação deles...
Olha, comigo aconteceu algo parecido... O meu primeiro machinho ficou umas semanas sozinho qdo o comprei, e na altura que eu trouxe a fêmea ele mudou completamente, totalmente dedicado a ela, assim como é ainda hj.. Estão sempre juntinhos, no maior cafuné... Se deram super bem.
Tente se aproximar dele, dê mais carinho, e se comprar outra fêmea, observe se eles se dão bem antes de deixa-los juntos sozinhos...

Suellen Furtado disse...

Olá, tenho duas calopsitas. Elas são dóceis, mas quando elas estão no chão do parquinho ou no chao da minha casa elas ficam fugindo de mim. Quando elas vêem no meu dedo, aceitam a a comida na mão e até da boca! rsrs mas eu não entendo por que elas fogem quando eu vou pega las. Obrigada

Anônimo disse...

Olá Suellen, isso é normal.. as minhas tbm fazem isso.. Elas são muito espertas, e as vezes fogem simplesmente com receio de serem presas... Mas isso é normal.. Se ela vem ao seu dedo, aceita comida e carinho e é mansinha... pode ficar tranquila..

Anônimo disse...

Olá Suellen, isso é normal.. as minhas tbm fazem isso.. Elas são muito espertas, e as vezes fogem simplesmente com receio de serem presas... Mas isso é normal.. Se ela vem ao seu dedo, aceita comida e carinho e é mansinha... pode ficar tranquila..

Anônimo disse...

Oie...Meu calopsita está estranho
quando eu quero fazer carinho nele dentro da gaiola (com minha mao de fora)ele tenta bicar,quando eu kero fazer carinho nele dentro da gaiola ele foge ai eu fico com medo dele se estressar.Já tentei oferecer comida na minha mae mais nao funciona .Será q é porq eu doi a comida com a luva?Porque eu tenho medo dele me bicar e sangra seilá duer..Ele é o Fred meu avô achou ele numa árvore sozinho voando.Peguei ele nesse Domingo 14/08/11.Estou preucupada com ele tomara q vcs possam me ajudar !

Bjoos > Anna.

Bruna Alves disse...

Pessoal, sempre tive cachorros na vida e uma calopsita lutino linda (mais velha) apareceu na minha varanda, linda, super bem cuidada e amada.Ficou 6 meses e não era nem mansa e nem brava. Infelizmente, a faxineira se descuidou e ela fugiu pela janela. Não a encontrei mais depois de tanto procurar. Esse sofrimento terrível me fez adquirir uma outra, que deve ter uns 3 meses e muito fofa. O veterinário fez pesquisa e deu positivo para clamídia, suas fezes estavam moles mas entrou com antibiótico e está bem melhor. Queria muito que me ajudassem no seguinte fato: Ela emite um barulho intermitente como se estivesse chorando ou um disco arranhado principalmente quando escuta voz, eu ou alguém aparece quer subir o tempo todo, mansa demais. Nada a distrai, mas come bem sementes + megazoo, mas não se interessa para o que está ao seu redor...como se estivesse chorando, um barulho de disco arranhado. Quando saio do quarto ela para. Isso diminui aos poucos? Alguém passou por essa situação? A outra já era adulta,e não sei como resolver porque quero me aproximar dela mas esse barulho constante me distancia um pouco. Obrigada e Parabéns pelo site!
Bruna

Anônimo disse...

Olá
Com quantos meses se deve ou pode adestrar uma calopsita?
obrigado

Anônimo disse...

Bruna... realmente nunca ouvi tais fatos... Se ela evoluiu satisfatoriamente com o remédio para a clamídia, é sinal de que melhorou e o remedio fez efeito.
Mas esses tais gritos me fazem perguntar se vc não adquiriu uma ave muito novinha... Na maioria das vezes, as calopsitas novinhas gritam muito, principalmente querendo comida ou simplesmente a companhia dos pais...
Talvez seja isso, mas se for, ao passar do tempo ela deve deixar de gritar.

Anônimo disse...

Ola queria saber q tipo de brinquedos posso dar para a minha calopsia

Obrigado

Gabi SP disse...

Olá...meus pais adquiriram uma calopsita macho...de aproximadamente 2 meses!Muito arteiro por sinal rs mas ele ainda está um pouco assustado com a gente...faz apenas 2 dias. Gostaria de dicas para amansa-lo, li que o melhor jeito é oferecer comida na mão mas que tipo de comida? sementes? frutas? Outra dúvida...quando for adulto é necessário cruza-lo?
Muito obrigado!

Jair disse...

Oi
Ganhei um calopsita há um mês, segundo o vendedor ele tem 7 meses ele é muito agressivo, quando me aproximo da gaiola dele começa a tremer e fecha os olhos, e quando encosto na gaiola ele tenta me bicar.
O que eu devo fazer?

Mojart disse...

Oi
Ganhei um calopsita há um mês, segundo o vendedor ele tem 7 meses ele é muito agressivo, quando me aproximo da gaiola dele começa a tremer e fecha os olhos, e quando encosto na gaiola ele tenta me bicar.
O que eu devo fazer?

Brener disse...

oi eu queria uma ajuda pois minha calopsita (nome de neymar) está assustada pois quando vou tentar solta-la da gaiola ela não quer sair.
como fasso para acustumar ele fora da gaiola

Anônimo disse...

olá tenho uma calopsita mas não sei o se é macho ou fêmea ele tem medo de quando eu tento pega-lo na gaiola mais ele sobe no meu ombro na minha mãeo etc. mas quando coloco a mão para pegar ele é uqma briga que eu não consigo pegar ele sem elese afasta de mim queria alguma dica de como adestrala mais fácil.
Grato Vinicius

Anônimo disse...

olá eu tenho uma calopsita (não sei s é macho ou fêmea) e ela sobe no meu ombro no meu dedo etc. mais quando eu vou pega-la na gaiola ela começa a me bicar mais não dói mas é muito díficil ela sair de sua gaiola e comer na minha mão.
bjs>>Vinicius

Anônimo disse...

Épossivel criar Calopsitas flhotesuntmente com filhotes de Gato Persa( extemamente mansos)?

wonder-watergroud-air disse...

ola´eu tenho uma calopsita ja faz um bom tempo..mas eu queria poder amansar ela,ela e muito rava e qndo temto pega-la me morde.Como posso amansar ela ?ME AJUDEM

gabriel disse...

olá eu tenho uma caopsita adulta e ela e muito brava,qndo vou passara a mão nela ,me morde.O que eu posso fazer para amansa-la?
obs:ela ja e adulta ,tem como ?

Bruna Ruri disse...

Eu tinha uma calopsita da cor lutina (fêmea) e ela ñ conseguia se apoiar direito e ela tinha q se segurar em algum lugar, e tb ela ñ cantava muito e por causa disso tive q trocar ela por uma de outra cor>
Pq ela ñ conseguia se apoiar e ñ cantava muito?Pf me respondam

Carolina Schmitt Testoni disse...

tenho uma calopsita macho que até vem no dedo mais fica brava para mudar de um dedo pra o outo e para sair da gaiola o q posso fazer? peço sua ajuda obrigada

Gabi disse...

Olá, minha calopsita (o Bento) já está bem acostumado com a gente, acho que até d+, danadinho. Mas ele não vai no dedo hoje tentei as suas dicas mas no chão ele não vai no dedo de jeito nenhum, mas hoje coloquei ele na cama e quando coloquei o dedo ele subiu, fiz isso mais vezes e ele foi no dedo então fui ver se ele subia no dedo quando tava no chão mas ele morreu de medo mas na cama ele vai, isso é normal? E por que na cama ele vai?

Tati disse...

Meu primo tem um casal e me deu um filhotinho. Já tava toda mansinha, fica na minha mão e dava umas bicadinhas de leve. Infelizmente, um dia ela apareceu morta. Sem qualquer motivo aparente.

Fiquei muito triste e ai meu namorado comprou uma para mim, só que ela tá mais velha, com uns 3 ou 4 meses e é bem medrosa. Ela não me deixa chegar perto. Eu chego por uma lado, ela corre pro outro. Se eu tento pegá-la a força, ela grita bastante e me bica, ai fico com dó e solto ela. Se eu ficar parada perto dela, ela fica queitinha, mas não se aproxima de jeito nenhum. Fica parada, com o topete em pé e bem atenta. Já fiquei horas perto dela e ela nem se move, fica só me observando. O truque de oferecer girassol também não funciona, ela nem liga.

Como devo fazer? Fico perto dela e espero um dia ela vir perto? Tento pegá-las as vezes para ela se acostumar? Tem algum petisco irresístivel para ela se aproximar? Estou muito ansiosa para ela ficar mansinha, como era a outra.

Anônimo disse...

Eu comprei uma calopsita(macho)de 3 meses ontem...minha prima tentou tira-la e ela a mordeu ..hoje eu a soltei no meu quarto.. mas isso depois de dificuldade pra ela se acalmar. Queria saber oque/como faço pra ela se acostomar comigo com a minha presença.. Obrigada Gabriela Castro

Karina disse...

Olá, resgatei uma calopsita na rua hoje, no meio da chuva, tava passando de ônibus numa avenida movimentada e qnd olhei para rua a vi lá, desesperada... Desci correndo do ônibus e consegui salva - la. To feliz, mas queria informações de como posso saber a idade aproximada dele, me parece um machinho lindo e novinho... Obrigada!

Evania disse...

Bom dia!

Ganhei minha calopsita a 2 dias,
ela está muito assustada, não faz nenhum barulho, fica só observando.
Quando vou trocar a comida e a água ela se afasta, nem bicar ela bica.
Estou preocupada, raramente vejo ela comer, as vezes vejo ela beliscar, ela belisca e me olha como se estivesse me vigiando. Sempre que passo próximo a gaiola eu converso com ela como se estivesse conversando com um neném, assobio, canto, etc. Para mim é complicado, eu trabalho o dia todo e só a vejo de manhã e a noite, gostaria de ter mais tempo para ficar com ela, tenho medo dela ficar assim assustada sempre, pois ela não tem muito contato com pessoas. Quando saio tenho que deixar a gaiola dela dentro do meu quarto com a porta e a janela fechada pois minha vizinha tem gato e morro de medo que ela a pegue. Quando chego do trabalho tiro a gaiola dela do meu quarto, coloco na sala, etc. Preciso de umas dicas.

Anônimo disse...

Oi , tenho uma calopsita de 2 meses , na gaiola ela é um amor , come na minha mao , faço carinho , ela segue os meus comandos , tudo isso na gaiola . Mas quando solto ela ela nao faz nada disso , nem deixa eu fazer carinho , para colocar ela na gaiola ela nao vai de jeito nenhum , por favor me AJUDE , ainda hoje POR FAVOR!!!!!

Anônimo disse...

Olá, adquiri uma caloirice há 3 semanas. Na loja ela era mansa, mas desde que a trouxe para casa ela anda bem arisca, raros são os momentos que consigo pega-lá e acaricia-lá, ela parece não gostar. Quando chegou suas vezes ficarão muito amolecidas e inicialmente só observei. Mas o que mais me preocupa é que ela não emite nenhum som, nem um gritinho, nem um canto, nada. Isso é normal? E há dois dias observei piolhos nela, estou desde que descobri esse site, pensando como farei para dar banho nela com o vinagre de maçã, fico só imaginando as bicadas que ganharei. Esses piolhos passam para humanos, ou ficam apenas em aves? E o fato dela não cantar ou emitir som, o que me diz?
Grata,
Andrea

Anônimo disse...

Olá Andrea... Continue se dedicando a sua ave e ela se manterá mansinha... as vezes elas estranham a casa e ficam com medo... Tbm comprei uma ave assim... mansa na loja, mansa nos primeiros dias em casa e depois foi ficando assustada... mas é o primeiro impacto da mudança... Dedicação é a base de tudo... Dedique-se a ela, e logo estará novamente mansinha...
Em relação aos piolhos, pergunte na loja de animais onde vc comprou se eles tem algum produto... caso contrário, procure um veterinário em sua cidade e ele dirá o que deve fazer para resolver esses problemas... Não aconselho passar nada antes de procurar ajuda especializada... Passar remedio ou qualquer outra substancia em sua ave pode ser perigoso... repito, procure orientação de um veterinário antes...

Anônimo disse...

Karina.. que bom que conseguiste apanhar a ave... Pelas suas palavras, tenho certeza que serás uma ótima dona para ela..

Rafael disse...

Olá boa tarde, Meu nome e Rafael e sou Zootecnista a uns tempos atrás eu fui fazer um atendimento em uma fazenda e acabei ganhando uma calopsita de um criador ela era bastante agressiva mas com o passar dos tempos foi se acalmando. a uns dias estou querendo comprar ou ganhar mas uma para formar o casal mais ai surgiu a duvida como saber se a minha é macho ou fêmea? Hoje ela teve um contato com uma outra calopsita do vizinho que diz se fêmea a dele.Um criador olhou e disse que a minha é macho. Houve um total desentendimento que acabei me confundindo muito. dizem que só o macho que canta a do vizinho cantou bem pouquinho mas cantou. a minha não fala nada somente faz os PIU que as calopsitas fazem. qdo as duas ficaram juntos a do vizinho que correu atras da minha. teria que ser ao contrario neh o macho que no caso seria a minha correr atras da Fêmea da vizinha não é? Me ajudem ai abraço

Lola disse...

Meu calopsita tem 6 mesmos, mais ou menos... ele odeia a gaiola e o chão, só quer ficar no colo, ombro. Ele é muito manso com todos da casa mas quando o colocamos na gaiola e o fechamos nela, ele tenta sair de qualquer jeito, coloca a cabeça pra fora e fica gritando. Já coloquei vários brinquedos para ele, mas ele quer sair de qualquer jeito. Gostaria de saber se vocês tem alguma dica de como acalma-lo.

Agradeço desde já.

Marco Fagundes disse...

eu queria saber porque a minha calopsita(macho)fica so bicando a femea mais,e olha que a femea ainda gosta dele pois sempre que ele ta longe dela e vai chegando perto devargazinho mais ele bica ela e quando ela chama ele,ele responde.

Anônimo disse...

Lola... já pensou em dar uma companheira pra sua ave...? Pode ser que ele esteja se sentindo sozinho...

Anônimo disse...

Olá, compramos um casal de calopsitas que o vendedor disse terem 8 meses. Faz 1 semana. O casal já está ambientado com a gaiola, comem sozinhos ou com a nossa presença próxima da gaiola. Estou começando a oferecer comida com a mão dentro da gaiola. No início os dois se assustavam muito, correndo de um lado pra outro, agora, o machinho até está mais calmo, porém, a fêmea não. O que percebo, é que o mínimo avanço que consigo com o machinho a fêmea corta. Agora mesmo, o machinho está no bom do sono, enquanto a femea está só me observando.
Será que com o tempo, devagarinho, conseguiremos conquistar e amansar os dois?? Obrigada. Fran

Elaine Lopes Souza disse...

Olá pessoal,meu nome é Elaine e sou mamãe de primeira viagem mas ja me considero vencedora pois meu marido me presenteou com uma calopsita e eu não sabia nada sobre como cuidar então vi alguns sites muito interessantes e outras coisas fiz por conta propria e acreditem dá certo.Primeiro que eu baixei umas musicas de relaxamento com sons da natureza para ela ouvir,acredito que foi um enorme passo pois ela ja demonstrou que se sente bem,e na verdade nunca peguei ela toda vez apenas abro a gaiola e ela sai vem até mim quando chamo e a mais nova noticia é que ela come frutas na minha boca,acho que logo conseguirei outras novidades.Deixo aqui uma dica pra vcs que tenham paciencia pois é necessario se colocar no lugar do bichinho não deve ser facil pra eles então procurem não pego-lo com força ou tentar se aproximar se eles ainda nçao permite.Mostrem que vcs não vçao fazer mal dando comida, cantando para elas e deixando elas a vontade na sua casa que também será dela a partir do momento que ela aceitar.Ah,esqueci de dizer que também canto musiquinhas infantis para minha bebe pois tenho tres filhos e eles adoram quando canto pra eles dormir e a bebe tambem ja esta se acostumando a dormir ao som da minha voz.Boa Sorte!!!

Postagens populares