Pesquisa

Reprodução.


As calopsitas atingem sua maturidade sexual por volta dos 12 meses. Desta forma é desaconselhável a reprodução com menos idade. Os sinais que suas Calopsitas estão próximas da reprodução são muito claros: cantam mais; estragam objetos; ficam agressivas; ficam saltitantes e o macho começa a procurar materiais para a confecção do ninho.
Antes de fazer planos objetivando a reprodução de suas Calopsitas você terá de pensar em instalações adequadas para tal intento. A opção de gaiola para um casal – 1m X 0,4m X 0,5m (comprimento, largura e altura) é um ótimo
começo!
Um ninho de madeira do lado de fora compondo uma caixa horizontal com 20 x 20 cm de frente, de preferência com uma entrada redonda e 35 cm de comprimento. Dois poleiros de diâmetros diferentes, variando de 1,5 a 2,5 cm, instalado em quarto ou galpão ventilado, mas sem correntes de ar. Localização protegida de ventos frios (sul) por paredes, quebra-ventos, cercas vivas etc. e de forma a receber o sol da manhã. Já os viveiros devem ter de 3 x 1 x 2 m para 1 ou 2 casais e de 4 x 3 x 2 m para os filhotes.
Podem ser de tijolos de barro rebocados, de alvenaria, de placas de cimento, de blocos de cimento revestidos de argamassa, com cobertura de telhas de cerâmica em 1/3 do viveiro, protegendo os comedouros e ninho, tela galvanizada de cerca de ½ polegada e fio 18. Piso de concreto com escoamento para água. Dois poleiros de madeira, vasilhas de barro ou louça e uma separada para tomar banho. A ventilação e o recebimento da luz do sol devem ser idênticos aos das gaiolas.
Um casal é formado pela própria escolha das aves. Ter um casal junto não significa obrigatoriamente que eles irão se reproduzir. Embora as chances sejam aumentadas elas não são absolutas. Os casais se formam naturalmente. Após a fecundação da fêmea pelo macho ela irá colocar em média de 4 a 7 ovos no ninho . Não obrigatoriamente todos estarão fecundados. A fêmea coloca os ovos com um espaçamento de 1 a 2 dias ( em média ) entre eles. E da mesma forma os filhotes não nascerão todos ao mesmo tempo. Após a postura dos ovos os filhotes nascem em um período de 17 a 22 dias . Normalmente os filhotes devem ser separados dos pais com 8 semanas de vida.
A colocação de um ninho próprio para calopsitas ( vendido nas petshops ) fornece o estímulo necessário para a reprodução. Se possível é aconselhável colocar o ninho no lugar mais alto possível. Isto porque, desta forma, estaremos nos aproximando o mais possível do ambiente natural de nidificação na natureza onde as calopsitas criam os ninhos no alto das árvores.
Em seu habitat natural, reproduzem na época das chuvas, quando os alimentos são mais abundantes. O ninho normalmente é feito em buracos já existentes nas árvores, geralmente em eucaliptos próximos à água. Os filhotes com dois meses já comem sozinhos.
Em cativeiro, reproduz o ano inteiro (principalmente durante a Primavera e Verão), mas aconselha-se tirar apenas 2 ou 3 ninhadas por ano para não desgastar as aves. Caso queira interromper a reprodução, basta retirar o ninho. As calopsitas podem efetuar sua reprodução o ano inteiro mas é aconselhável deixar que tenham apenas 2 ou 3 ninhadas anuais. Há um grande desgaste dos pais no tratamento e cuidados dos ovos e filhotes levando-os a uma exaustão caso fiquem efetuando reproduções uma após a outra. Notar que nas épocas de procriação deve ser fornecido milho verde diariamente, sobretudo quando nascerem os filhotes. Procure fornecer também de forma regular ( dia sim , dia não ) as verduras .

A alimentação dos pais também deve ser mais abundante, bem como a oferta de água disponível. Os criadores experientes aconselham deixar sempre à disposição das aves 'banheiras' com água , sobretudo nesta época. Os pais eventualmente procuram esta oferta extra de água até mesmo para auxiliar no nascimento dos filhotes, umedecendo os ovos . A aplicação de vitaminas também é efetuada por alguns criadores, bem como fornecimento de cálcio extra ( normalmente colocado na água das aves ) .

Porém aves saudáveis e bem alimentadas não têm a necessidade destes complementos. Para que a postura finalize basta que se retire o ninho. É aconselhável então a limpeza do ninho, deixando-o preparado para quando ocorrer a próxima época de postura. Os criadores limpam os ninhos e o desinfetam com álcool , deixando-o secar naturalmente. Tem-se observado que normalmente épocas secas tendem a fornecer menos ovos galados , mesmo embora os pais estejam saudáveis e sejam prolíficos.

Os pais, na época da reprodução, podem ficar mais arredios ( mesmo se forem calopsitas mansas ) e mesmo agressivos. Isto é natural devido ao seu instinto básico de cuidado e proteção das crias. Sempre é bom lembrarmos disto ao tormarmos alguma bicada inesperada. É aconselhável deixar o ninho em um lugar tranqüilo , dando uma sensação um pouco maior de proteção. Por vezes é observado um comportamento diferente dos pais abrindo as asas e ameaçando bicar, tal qual uma águia preparada para atacar. Nestas épocas o simples barulho à noite pode ocarretar este comportamento.

Se efetuarmos a alimentação dos filhotes na mão acabamos por amansá-los naturalmente. Também é normal que os machos, nestes períodos, diminuam bastante o canto. A maioria simplesmente para de cantar. Na natureza o fato de permanecer em silêncio quando se está com filhotes acaba por ser um fator a mais na proteção das crias. Embora nossas aves estejam livres dos perigos naturais o comportamento dos pais permanece, por instinto.
Você também poderá reparar que a Calopsita é uma ótima mãe. Nunca rejeitam chocar os ovos ou cuidar dos filhotes ou transferir ao dono parte das tarefas da maternidade como acontece com muitos pássaros de cativeiro. Muito pelo contrário. Todos estes fatos fazem da Calopsita um animal extremamente fácil de se reproduzir em cativeiros. Elas se reproduzem tanto em viveiros coletivos (com outros casais ou espécies diferentes) como também como apenas um casal no ambiente. Esta última opção é a mais simples e, portanto, a mais recomendada.
Uma dica interessante é que você forneça palha para com que a fêmea possa montar o ninho evitando-se assim desta forma possíveis danos aos ovos.

Os pais revezam-se constantemente durante a incubação, e também em conjunto cuidam dos filhotes após o nascimento. E justamente quando os ovos finalmente descascarem é que você deverá fornecer diariamente milho verde, pão molhado e osso de siba. Os filhotes são ocultados pelos pais durante os primeiros 10 dias é aconselhável que contenha a sua curiosidade e que não tente os ver durante este período, até mesmo porquê, após 3 semanas eles começarão a explorar a gaiola.
Fique tranqüilo, normalmente os pais conseguem cuidar sozinho de seus filhotes, sendo suficiente oferecer os alimentos adequados, porém, às vezes isto não acontece. Então você mesmo poderá alimentá-los. Isto requer paciência e carinho, mas traz resultados bastante gratificantes e é justamente por isso que você deverá ficar atento se os pais estão ou não os alimentando.
Para tanto bastará você acomodar os filhotinhos em uma caixa forrada com papel, pano e guardanapos de papel (que deverão ser trocados periodicamente). Cuide para mantê-los aquecidos. Não use estopa, pois os fiapos poderão eventualmente machucar os frágeis olhos deles!
Com uma seringa descartável de 10 ml (sem a agulha), remova a parte externa que protege o bico da seringa, e alimente os alimente.
O ritual de acasalamento se dá com o macho se exibindo para a fêmea, levantando a abaixando a crista, cantando e abrindo as asas. Então ele entra no ninho e a fêmea o segue. Durante cinco ou dez minutos, o macho esfrega a cloaca na da fêmea, que emite um som contínuo e baixo. É muito comum este ritual prosseguir por vários dias. A postura costuma se iniciar de uma a duas semanas após a união do casal. O macho deve permanecer com a fêmea, pois a ajuda a cuidar dos ovos e dos filhotes.

46 comentários:

Anônimo disse...

As informações como fazer ninhos p/calopsitas com certeza irei ganhar um bom dinheiro alem de fazer os ninhos p/as minhas calopsitas. Bjoss!!!

Anônimo disse...

Conte conosco. Abraços.

Anônimo disse...

Excelente! Explicação nota 10. Site explica de tudo e todos assuntos.

Anônimo disse...

Oi.. é comum as calopsitas "brigarem" no ritual de acasalamento? Elas estão no alto e de repente ficam com os bicos unidos uma com a outra e uma das duas cai para o fundo do gaiola.. não se machucam. Mas isso só começou depois que coloquei o ninho na gaiola.

Anônimo disse...

Olá... não digo que se ja normal... mas elas são briguentas mesmo. As vezes brigam pelo poleiro, pela comida, pelos brinquedos, mas não se machucam, como vc mesmo diz. Talvez estejam se adaptando, como vc diz estão acasalando... Eu não interferiria ainda.. Mas observe.. Geralmente qdo colocamos o ninho, elas passam bom tempo arrumando as palhas dentro do ninho, tirando os pedaços que julgam não prestar. Preste atenção, veja se não se machucam. Caso contrário, procure um veterinário e ele te dará melhores instruções.

Roberta disse...

Oiii..
Como faz pra limpar o ninho? Já faz 4 semanas que os filhotes nasceram e nunca limpei de fato o ninho, apenas tirei um pouco da caquinha solta.
Tenho medo que o casal cisme de nao entrar mais no nele depois que eu mexer...ou estressar os filhotes (pq eles ficam com medo quando mexem no ninho)
Vlw!!

Anônimo disse...

Olá Roberta.. 4 semanas, 1 mes... Daqui a poucos dias já devem começar sair do ninho... Geralmente os pais vão limpando o ninho, jogando as "cacas" fora, como diz vc.. Pelo menos o meu faz isso... Eu só limpo o ninho totalmente, qdo o retiro de vez... Fora isso, Tiro os filhotinhos, retiro a sujeira mais superficial com uma pázinha, ou uma colher velha, que não uses mais, claro...
As calopsitas não tem o hábito de abandonar os filhotes, mas por via das dúvidas, só mexa no ninho e nos filhotes com as mãos lavadas com sabão neutro, sem perfume algum.

Anônimo disse...

Posso colocar em um viveiro 3 femeas e um macho para criarem filhotes??

Anônimo disse...

É normal a feme botar na antesala do ninho, eu não corro o risco de perder mais ovos com ela botando na ante sala

Anônimo disse...

Pelo que vejo, seu ninho deve ser daqueles divididos em duas partes... Noto que vc colocou palha numa parte do ninho e ela pôs os ovinhos na outra... Não sei se é isso, mas foi assim que entendi.
Bem... se ela deu preferência a essa antesala do ninho, deixe que ela a use... Se tiver ovos do outro lado, coloque-os onde ela está. Talvez assim dê certo..

Marcos Araujo disse...

Nossa parabens por esse blog, é fantastico, sou marinheiro de primeira viajem na criação de calopsitas. Eu tenho um casal, que estavam acasalando direto a alguns dias, agora param, ficam soh se acariciando e de vez enquando brigando (kkkkk). Esses dias a femea saiu da gaiola, e ficou em pé com parte das asas abertas, soh que ela não caminhou, ficava pulando, será que é isso que é a tal da postura? Eu comprei aquela serragem de ramster e coloquei no ninho delas (aquele de caixa de madeira). Elas estão super ariscas, e bicam por qualquer coisa, será que elas vão procriar? tem algum preparo especial que eu devo fazer? Notei que a femea, esta aparentemente mais gordinha ...

Obrigado

Anônimo disse...

Olá tenho um casal de calopsita e um ninho (cumbuca), esse ninho é dividido em duas partes para melhor iluminação eu abrir uma parte do ninho uma tampa superior e ficou uma fechada...Isso pode fazer com que a calopsita não bote ovos?? será que eu teria que deichar as duas tampas fechadas??

Obg.

Julia Maia disse...

Eu ganhei uma calopsita de aniversario,foi no dia 11/05/11.O vendedor disse que ela tinha 2 meses.Depois apareceu uma na minha escola e eu a adotei,pois o dono não apareceu.Me parece que as duas são fêmeas.Eu e a minha mãe queremos filhotes.A colega da minha mãe tem dois machos igual elas.O que eu fasso?Não sei como é.
P.S.:a calopsita que apareceu parece q já é a adulta.E me parece que a que eu ganhei e albina.

Julia Maia disse...

sou eu de novo
através do seu blog acabo de descobrir que a calopsita que eu achei é macho.A lili que é a q eu achei,está um pouco nervosa,será que está na hora de acasalar?
Minha mãe acha que a calopsita de 2 meses que estava a venda na loja que eu comprei,foi a que eu recebi falando q tinha 2 meses.nesse caso ela poderia ter filhos?responde no email:jujumaia06@hotmail.com

Felipe disse...

Olá! Tenho um casal de calopsitas ja faz um ano e nunca consegui tirar uma ninhada de filhotes. O casal é ótimo, são muito bons, ela já colocou ovos umas 3x, ficou mais de 25 dias confinada no ninho chocando, mas nunca nasceram os filhotes. Quando eu retirei os ovos verifiquei que os mesmos estavam fecundados, e os filhotes quase formados. Então gostaria de saber porque eles não nasceram e qual seria o procedimento para que eu obtenha sucesso. Obrigado!

Anônimo disse...

Meu casal de calopsitas estão acasalando algum tempo mais a fêmea não colocou ovo ainda.Será que fiz alguma coisa errada.Já coloquei o ninho na gaiola. tenho que colocar algo mais para eles colocar no ninho.Me ajude com alguma dica.Obrigada.

Fabio Cunha disse...

Nossa Calopsita conviveu 2 meses c/ um macho agora voltamos p/ casa sem o macho e ela esta no processo de botar. Escolheu embaixo do sofa, mais seguro e escuro. Posso colocar um ninho (padrão) na sua gaiola? E a ausencia do macho? Ela vai conseguir botar, chocar, produzir? Ela tem 18 meses de vida?

Josué Fadanelli disse...

Boa Noite! Uma dúvida!

Tenho duas calopsitas, sendo que as duas tem o mesmo tempo de vida. (7 meses)* Elas começaram a namorar, algumas vezes vejo o macho em cima da femea. É normal? Já posso colocar um ninho na gaiola? Se sim, em média, qual o tempo de a fêmea por os ovos? Obrigado!! Aliás, li o texto sobre essas aves e está ótimo! Abraços!

Anônimo disse...

Olá Josué... Se eles estão acasalando, é melhor que vc coloque o ninho...
Coloque palha de madeira, no fundo para os pais se acokmodarem melhor.
Temos todas as informações nos posts..

Anônimo disse...

Tenho uma casal de calopsitas mansas me falaram que elas não reproduzem, isto é verdade ou mentira?gostaria de mais detalhes.

Anônimo disse...

Não vejo motivos pra ela não reproduzirem... o fato de serem mansas não significa que não possam reproduzir..

Anônimo disse...

Gostaria de saber se calopsitas que nascem de chocadeira reproduzem?

Anônimo disse...

olá tenho um casal de calopsita ela ja botou 2 ovos e durante o dia mau entra no ninho so durante a noite a femea fica no ninho sem sair.sera que tem chance de nascer algum filhote????

Anônimo disse...

olá tenho um casal de calopsita ela ja botou 2 ovos e durante o dia mau entra no ninho so durante a noite a femea fica no ninho sem sair.sera que tem chance de nascer algum filhote????

Anônimo disse...

Oii. adorei o blog, super rico e de muita ajuda. Eu tenho um casal de calopsita e creio que estão tendo problemas para se reproduzirem. A fêmea é mais mansa, dócil e o macho é medroso, desde que chegou fica com aquele olho esbugalado de desconfiado e já até fugiu uma vez. Não sei o que acontece, mas, a fêmea faz a corte para ele mas ele não faz nada!!! Ela fica abaixada ,se esfregando nele "rebolando" e cantando, ele só fica com aquele olho esbugalado e não faz nada... Creio que exista química entre os dois, mas, não sei o que acontece. pode ser pelo fato de que ainda não comprei o ninho para eles?(vou comprar essa semana ainda) me ajude por favor, não sei se é problema do macho ou do cativeiro. obrigada

Michael disse...

Minha calopsita fêmea morreu e deixou no ninho seis ovos. Tem algo que eu possa fazer para conseguir nascer os filhotes? O macho continuará chocando ?

Michael Rodrigues disse...

Minha fêmea de calopsita morreu hoje. Ela deixou seis ovos no ninho...
Posso fazer algo para conseguir ter o sucesso no nascimento dos filhotes? O macho assumirá esse papel? Posso trazer uma nova fêmea ou ela rejeitaria os ovos?

Michael Rodrigues disse...

Minha fêmea de calopsita morreu hoje. Ela deixou seis ovos no ninho...
Posso fazer algo para conseguir ter o sucesso no nascimento dos filhotes? O macho assumirá esse papel? Posso trazer uma nova fêmea ou ela rejeitaria os ovos?

Anônimo disse...

Olá Michael Rodrigues... Penso que o macho assumirá esse papel... Não tenho muita nisso, mas acho que uma nova fêmea não aceite os ovos... Espere um pouco e veja a reação do macho.

Anônimo disse...

Anonimo... As vezes os casais demoram um pouco até resolverem namorar... Se a fêmea faz a "corte" pro macho e ele não liga muito, espere um pouco e pode ser que eles se aproximem... Se está querendo reproduzir, é ideal ter logo o ninho, coloque palha de serragem dentro e deixe que eles explorem.
Pode ser que assim o macho se sinta mais motivado. É dar tempo aos dois...

Anônimo disse...

Olá, galera boa noite, preciso da Ajuda, tinha um casal de calopsitas, so que minha esposa esqueceu a Gaiola Aberta e a femea foi embora... agora o macho esta chocando o dia inteiro quase nao o vejo fora do Ninho. Agora a duvida: deixo ele chocando? nao vai prejudica-lo? ele dara conta do recado? desde ja agradeço....

Unknown disse...

bom dia minha calopsita ela fica esfregando o rabo na gaiola o que isso siguinifica

adriana disse...

OLa. É a 1a. vez q estou acompanhando uma ninhada. O 1o. ovo eles tiraram do ninho e colocaram do lado de fora. A divisoria dentro do ninho eles "roeram", por isso eles conseguiram empurrar o ovinho. A femea esta brava e briga com o macho. Nao sei o que fazer. Parei de mexer com o ninho para nao irrita-los. É normal?

Unknown disse...

Olá, coloquei o ninho, eles namoraram, acasalaram (direto, rsrs), ela começou a botar dia 13/07, já botou quatro ovos, sempre dia sim, dia não. Quando coloquei o ninho, coloquei a palha também, mas eles espalharam tudo pelo ninho e pela ante-sala. Todo ovo que ela bota, vem me avisar, gritando e andando de um lado ao outro da gaiola. Coloco mais água, reforço o alimento, ela bebe e come e volta pro ninho.

Anônimo disse...

Ola Cassia... as minhas tbm fazem isso... Espalham a palha por todo lado, pois nós achamos que está tudo organizado do nosso jeito... mas eles organizam da forma que eles acham melhor.. rss..
É assim mesmo que acontecem, elas poem os ovos dia sim, dia não... Nas minhas nunca passaram de 4 ovos... Se der tudo certo, entre uns 20 dias já ouvirás piadinhos no ninho...

Anônimo disse...

meu casal de calopsita ja chocou uma unica vez,desde a primeira vez,tem mais 6meses q eles nao chocam mais ja cruzaram varias vezes e nada,mais tem um porem eles sao muito novos,poco mais de um ano,oque devo fazer????

Paulinho disse...

Boa Noite galera,tudo bem!?

Tenho uma duvida enorme gente.A uma semana comprei uma gaiola(enorme) com casinha,brinquedos,etc..,aparentemente meus Calopsitsas gostaram muito!...No entanto fiquei observando o macho,ele se mostrou muito interessado na casinha,até q entrou na mesma,mas o problema é q ao entrar ele fica mordendo o interior e a saliência da entradinha,virando uma especie de "serragem" sabe...Outra coisa é que ele fica muito,mas muito agressivo!,mordendo forte quem chegue perto ou tente mecher na casinha. Com isso acabei tirando a mesma,mas gostaria de saber um pouco mais de seu comportamento,se isso é normal...
Desde já eu agradeço!

Danillo Almeida disse...

Olá estou começando a criar calopsitas agora e estou na minha primeira ninhada e tenho duvidas...
minha calopsita colocou o primeiro ovo no ninho e passou uma noite chocando e depois o macho entrou e passou o dia e a tarde dentro do ninho mais quando chegou a noite do segundo dia nem um dos dois estava dentro do ninho chocando isso é normal? oq devo fazer? se for possivel me ajudem por favor...
obs otimo site o de voces sempre visito pra tirar minhas duvidas...

Everson Nascimento Gomes disse...

Tenho um calopsita e elas estao com 4 filhotinhos... como fasso pra alimentar? me falaram q tenho q por frutas e verduras mais quais tipoos? Quando tenho q tirar eles dos pais? Obrigado pela atenção
E-mail: everson_nascimento.gomes@hotmail.com

Anônimo disse...

estou esperando resposta!!!

Anônimo disse...

Minha Calopsita botou um ovo, ela tem um machinho, mas ela briga com ele sempre, por estes dias ela tava piando baixo e ele se exibindo pra ela sera que eles acasalaram...

Unknown disse...

Gente, tenho uma femea, e tenho certeza que é femea pois ela bota muitos ovos, comprei outra calopsita e não tenho certeza se é macho, os dois vivem soltos, e queria muito que eles acasalassem, é mais facil prende-los na gaiola para isso acontecer? Eles vivem de beijos para la e pra ca, porem nunca vi eles se acasalando, Por Favor me AJUDEM!!>Ah, os dois tem mais de 1 ano já

Anônimo disse...

Boa noite gente, entao gente to com um probleminha aki e nao sei oqe fazer, meu casal de calopsita acasalam, nascem os filhotes porem nem o macho nem a femea alimentam os filhotes, e os bichinhos acabam morrendo, nao sei oqe fazer, pois na primeira ninhada deles eu tentei alimentar os filhotes com papa para psitacideos e nao sobreviveram do mesmo, jeito, me ajudem pelo amor de deus.

luciano disse...

oque uma calopsita não pode comer

Unknown disse...

dois casais de calopsitas podem reproduzir juntas num viveiro de 1m quadrado? não tem perigo de quebras de ovos entre os casais? ou o adequado é cada casal separado? vlw!

Luiza disse...

Oi eu tenho uma calopsita fêmea de 3 anos e estou pensando em comprar um macho que tenha menos de 1 ano,eu posso colocar os dois na mesma gaiola

Postagens populares