Pesquisa

Galah x Cockatiel - Galatiel

Estes são os felizes pais. Uma catatua macho de 12 anos e uma calopsita fêmea de 6 anos.


Esse é o filhote híbrido estéril.. o GALATIEL
 

Já ouviram falar em GALATIEL...? O galatiel é uma ave híbrida, resultado do cruzamento de uma calopsita fêmea (Nymphicus hollandicus) com um galah macho (Eolophus roseicapilla). Esse híbrido é estéril, e, acredita-se, ser único no mundo.
Ele foi criado acidentalmente em 2005 por um criador, que vive em New South Wales, na Austrália.
Ele tinha um macho de Cacatua Galah com 12 anos num viveiro junto com cinco fêmeas e seis machos de Calopsita. Um dia reparou que uma das crias tinha cor e tamanho diferente das outras. Eis que se deparou com o híbrido GALATIEL.
O GALATIEL é cerca de 25 por cento maior do que a calopsita comum. Ele tem o penacho do estilo da cacatua galah de cor laranja, peito amarelado, bochecha laranja, com asas mais parecido com uma calopsita, mas a forma das asas de uma catatua galah. Os híbridos podem ocorrer na natureza, mas é muito raro.
Joseph Forshaw, especialista em papagaios de renome mundial e autor do livro Australian Parrots book, disse que nunca tinha ouvido falar de um cruzamento entre catatua galah com uma calopsita em qualquer lugar do mundo, embora tenha ouvido falar de pessoas tentando cruzá-los com outros papagaios.
Ele disse que testes de DNA recentes indicaram que as calopsitas estão relacionadas com cacatuas pretas da Austrália. Assim, a estreita relação entre calopsitas e cacatuas está provado. Outra forma seria impossível os ovos eclodirem. Esse descendente, como todos os híbridos são estéreis.
Ele acha que o fato de que uma calopsita ter produzido com um membro da família das catatuas prova conclusivamente que é uma parte dessa família.
O dono da ave o levou para dentro de casa para criá-lo à mão, com a intenção de fazer dele um animal de estimação. Ele tbm disse que foi oferecido pelo GALATIEL cerca de 15 mil dólares, mas acredita que ele vale muito mais, por ser uma ave única no mundo.


Fontes:


Nenhum comentário:

Postagens populares