Pesquisa

Meu Agapornis Nildo e sua história de vida.






Além de minhas calopsitas, temos também um casal de agapornis personata violeta (vejam meu blog sobre agapornis) http://universodosagapornis.blogspot.com/ . E sempre puseram ovos mas nunca tivemos a sorte de nascer algum filhotinho... Em todas as informações adquiridas, pudemos observar que era simplesmente pelo fato de serem muito novinhos.

Mas em primeiro de janeiro de 2010 fomos supreendidos com piadinhos que vinham do ninho dos agapornis. Quando abrimos o ninho, nos deparamos com 2 filhotes. Como ainda não tinhamos experiência com agapornis, passamos a observar todos os detalhes e o comportamento dos pais.

Por alguns dias seguidos notamos o empenho deles em alimetar os filhotes e ficamos super contentes, pois achavávamos que era dessa que terámos um filhote... Mas de um dia pro outro paramos de ouvir os piadinhos, e resolvemos abrir o ninho... nos deparamos com um filhote já morto e o outro muito fraquinho, mal abria os olhinhos e de papo vazio...

Então não perdemos tempo.... tiramos o filhote do ninho, compramos seringas e uma papinha pra filhotes... já mostro a marca.

Começamos dar a papinha de 2 em 2 horas, morninha, pastosa.... e vimos que o bichinho foi ganhando força, vida...

Durante o dia, dava a comidinha na hora marcada, e ele só dormia... mas de madrugada.... uffa... tinha o despertador pra tocar 3 vezes na madrugada... levantávamos, dava comida, trocava o fôrro do bercinho, arrumava e mais tarde..... tudo de novo... mas valeu a pena todo esforço.

De acordo com que ele ia ficando maiorzinho, fui aumentando a alimentação pra de 3 em 3 horas... e de madrugada só levantava 1 vez... e ele dormia sossegado.

Depois foi crescendo... o bercinho já era pequeno pra ele... depois começou se apoiar nas patinhas... e daí pra bater asas e ensaiar seus primeiros vôos foi num piscar de olhos.

Bom... nosso passarinho hoje se acha meio bicho, meio gente... já tem mais de 1 aninho, e ainda hj temos de dar mamadeira à noite pra dormir... de dia come suas sementinhas, ração, maçã, couve, espinafre...

E pra dormir....? Não dorme em gaiola.... dorme conosco no quarto no bercinho, ao lado da cama... todo enroladinho...

Quando chega a hora de dormir, fica chamando, voa pro quarto, pia, puxa nossa orelha....

É uma verdadeira criança de penas... Ahhh... e toma banho todo dia... voa pra pia e chama pra abrir a torneira pra ficar embaixo...

Quando puderem, entrem no site dos agapornis... tem mais detalhes lá.

4 comentários:

rya disse...

O Nildo teve a sorte de ter uma familia que o acarinhou e com muita paciencia o transformou no belo passaro que é
bjs

Universo das Calopsitas disse...

É verdede... esse passarinho foi mesmo sortudo... e nós tbm... Obg..

Juuzinhah disse...

Que serzinho mais foofooo!!
EU tinha criado uma calop na seringa... é um trabalhão, mas vale mto a pena né... eles se apegam demais a gente... =)

Universo das Calopsitas disse...

Pois é Ju.. no início dá muito trabalho, mas o resultado final compensa... É um passarinho muito meigo, a não ser que mexa com os brinquedos dele.. hehe...

Postagens populares