Pesquisa

Posturas Seguidas: O Que Fazer..?

Conforme relatamos acima, não é adequado que o casal tenha ciclos reprodutivos em sequência, no máximo duas posturas seguidas, e três posturas ao ano, pois é primordial dar descanso às aves.

Ocorre que muitas vezes o criador não sabe o que fazer quando a fêmea inicia novo ciclo, principalmente quando os filhotes ainda estão no ninho. Se os filhotes já foram tratados pelos pais e passeiam pela gaiola, retire o ninho. Pode ser que mesmo assim a fêmea ainda bote um ou outro ovo no fundo da gaiola, nesse caso é só jogá-los fora.

Se os filhotes ainda estão no ninho e estão com aproximadamente 35 dias de vida, uma solução seria retirar o ninho e deixar os filhotes no chão da gaiola, pois o casal continuará a alimentá-los normalmente. Se é a segunda postura seguida e o casal apresenta-se bem, o casal pode cuidar dos filhotes ao mesmo tempo que a fêmea inicia postura e choco dos ovos. Nesse caso, somente aposte em casal que já criou anteriormente, que sejam bons pais, cuidadosos e experientes, para não correr o risco de o casal não alimentar adequadamente os filhotes preferindo chocar os ovos.

Tenha sempre disponível uma gaiola de tamanho adequado para abrigar os filhotes tão logo fiquem independentes, já comendo sozinhos. Apesar de as calopsitas tolerarem seus filhotes na mesma gaiola, não é do agrado deles ficarem com os mesmos indefinidamente, em especial quando iniciam novo ciclo reprodutivo.Nunca separe o casal para evitar que procriem ou iniciem nova postura, as calopsitas sofrem estando distantes de seus pares.

Nenhum comentário:

Postagens populares