Pesquisa

Manejo de Criação

A criação pode ser feita em gaiolas individuais ou viveiros. Para controle genético, o melhor é individualizar. Em viveiros, pequenos ou grandes, devem-se colocar as aves já acasaladas.
O ideal é pôr caixas ninho em número maior que o de casais, a fim de evitar brigas. A vantagem do uso de viveiros é o exercício das aves, cuidando da ordem social.
As gaiolas individuais devem medir de 50 a 60 cm de frente, 60 cm de profundidade e 70 cm de altura. Também pode-se colocar uma porta de entrada para comedouros e bebedouros, fixados na frente, pote de mistura mineral e orifício para entrada na caixa ninho, na frente e no alto.
A caixa ninho deve ter 30 cm de frente, 30 cm de profundidade e 35 cm de altura, com o diâmetro do orifício de entrada de 8 a 10 cm. No fundo deve haver um receptáculo para os ovos, coberto por uma leve camada de maravalha.
Devem ser colocadas em locais estratégicos, quando em viveiros, preferencialmente com o orifício de entrada escondido.
Limpar a cada ninhada. As caixas de transporte devem ser adequadas, em função do número de aves, de manuseio fácil e aprovado para transporte aéreo e/ou rodoviário. Postura de cinco ovos brancos, choco de 21 dias. O macho choca-os de dia e a fêmea à noite. Os filhotes saem do ninho aos 30 dias e são desmamados pelos pais com 50 a 60 dias. São anilhados com anel de 5,5 mm, aos 10 dias. Criadores experientes remanejam os filhotes para igualar os tamanhos.
Cada casal deve ter sua ficha de controle de criação e cada calopsita o seu pedigree. Em média, considera-se um bom casal, aquele que produz de 10 a 15 filhotes por ano.

Nenhum comentário:

Postagens populares