Pesquisa

Carregando...

Postagens recentes

Alimentação.


A Calopsita costuma se alimentar de sementes, mas em seu ambiente natural não dispensa osfrutos e insetos. No cativeiro, a dieta da Calopsita simplifica a vida dos donos e criadores. É composta principalmente por ração e sementes, encontradas com facilidade nas lojas. Os complementos são comuns, como frutas e verduras.
Os grãos germinados de girassol, painço, aveia com casca, milho seco, trigo e arroz sem casca,pão duro, os integrais e os secos também devem ser providos.
Já a areia grossa e lavada e farinha de ostras ajudarão na digestão e serão excelentes fontes de cálcio.Ainda deve ser dado o carvão vegetal em pedaços ou moído, misturado com areia e com farinhade ostras.
Os ossos de siba não devem ser esquecidos também. Diariamente oferecer composto de 20% de alpiste, 50% de painço, 15% de arroz com casca, 10%de aveia e 5% de girassol.
Uma, duas ou três vezes por semana, ofereça ração, frutas (maçãs em pequenos pedaços), legumes em pedaços e verduras como couve, almeirão, espinafre, chicória, bem lavados.
Em dias alternados, ofereça milho verde, mas se houver filhotinhos, passe a oferecer todos os dias. Com relação às frutas, restringir a oferta de frutas muito ácidas ou doce/gordurosas demais (limão, laranja, manga, abacate).
Retirar as sementes das frutas é interessante, pois algumas (como as de maçã ou pêra) podem ser tóxicas para a ave. As verduras/legumes podem ser oferecidas crus e evitar a oferta excessiva de folhas escuras(excesso de ferro) e não oferecer alface (causa diarréia).
Grãos como o grão-de-bico, soja, lentilha e feijão podem ser oferecidos cozidos e sem tempero.11A espiga de milho pode ser dada inteira, devendo somente ser escaldada antes em água quente.
Cuidado com o excesso de semente de girassol ou amendoim. São muito gordurosos (problemasno fígado e obesidade), além de possuírem um fungo (toxinas) que pode causar doenças nas aves.
Prefira castanhas como nozes, avelã, amêndoa ou castanha do Pará. O ideal é oferecê-las 2vezes por semana.Queijo branco, ração de cachorro, ovo cozido podem ser oferecidos de vez em quando, comoalternativas de fontes protéicas.
A pimenta dedo-de-moça é importante fonte de vitamina C.Rações comerciais (peletizadas/extrusadas), atualmente são boas opções.Suplementações vitamínicas não devem ser esquecidas. Às vezes, dependendo do que foi oferecido as aves, as fezes saem com a coloração alterada.
Resumo da alimentação
- 50% de painço;
- 20% de alpiste;
- 15% de arroz com casca;
- 10% de aveia com casca;
- 5% de sementes de girassol;
- milho verde seco em dias alternados;
- ração para cães 2 vezes por semana;
- frutos (maçã, pêra, banana, menos abacate) 2 vezes por semana;
- pão duro, seco e em pedaços de preferência o integral à vontade, torradas;
- barrinha de cereais para calopsitas
- legumes e verduras: brócolis, dente de leão, rúcula, couve, folha de beterraba, radice,espinafre, almeirão, chicória, pesto ou manjericão, vinagre (as folhas vermelhas), folhas dabeterraba, folha de batata doce, chuchu cru, jiló, cenoura, abóbora, guaco, hortelã, hortaliças echás verdes (ao natural) e etc. Nunca dê alface, tomate ou berinjela;
- semente de abóbora é vermífuga e elas adoram. Semente de melão também. É só lavar e secar que elas devoram. As sementes de maça são tóxicas.
- farinhada;
- grão de bico, colocado de molho na água por duas horas;
- metades de tijolos velhos de barro, fervidos na água com uma colher de sopa cheia de sal,deixa-se nas gaiolas para eles roerem.

Atenção: A alimentação dos filhotes é exatamente a mesma dos adultos, acrescida de milho verde diariamente e o mais importante de tudo; você deverá sempre estar atento para que asfezes da Calopsita não entrem em contato com as comida, pois podem transmitir doenças. No caso dos pássaros, as mais comuns são as verminoses, as infecções bacterianas e a coccidiose(protozoário causador de diarréia e morte).
Se um pássaro com doença transmissível ingerir as próprias fezes, fica reinfestado e a doença reinicia o ciclo, enfraquecendo-o mais. Para evitarfezes na comida, o comedouro nunca deve ser posto abaixo dos poleiros (frutas podem serpenduradas acima do poleiro mais alto).
Para o pássaro não derrubar comida enquanto come (porexemplo, não deixar cair grãos ao selecionar os maiores), não encha demais o comedouro, retire12restos como cascas sem sementes, que formam volume desnecessário, ou use comedouro comtampa vazada (só passa a cabeça).

A bandeja com fezes deve ficar distante do piso de grade,para a ave não alcançá-la.

Receitas de farinhada (papinha):
Receita 1 – Farinhada básica – um ovo cozido amassado para duas colheres de farinhade milho (fina = fubá ou média). Outra farinhada: para cada ovo cozido amassado + 1 colher desopa de proteína de soja texturizada + 1 colher de sopa bem cheia de farinha de milho média + 1colher de sopa bem cheia de milheto. Dar 1 vez por semana. Pode-se eventualmente acrescentaruma pitada de levedura de cerveja (rica em complexo B). Experimentar colocar Mucilon junto como ovo cozido. Espremer uma cenoura cozida junto com o ovo.
Receita 2 – Farinhada incrementada – um ovo cozido descascado e amassado, parauma colher cheia de fubá, mais uma colher de sopa de soja texturizada média ou fina, e mais umapitada de Penavit Plus em pó.
Receita 3 – Farinhada protéica – farinha de rosca 20%, Neston (Floco de cereais – trigo,cevada e aveia)- 60%, Farinha Láctea – 20%. Para cada quilo de farinhada pronta acrescentar 45gramas de pré-mix (aminoácidos essenciais) encontrado em lojas de animais e 45 gramas defosfato bi-cálcico. Para cada quatro colheres (sopa) das farinhas acrescentar um ovo cozidotriturado.
Receita 4 – Farinhada sopão – 1 Kg de farinha de rosca, 1 Kg de farinha de mandioca, 1Kg de farinha de milho, 3 colheres de sopa de casca de ovo moída no liquidificador (bem miúda),5 ovos espremidos em peneira (gema e clara), água. Misture tudo até tomar um formato uniforme.Vá adicionando água para que a farinhada fique úmida.

0 comentários:

Postagens populares