Pesquisa

Bloco de Iodo



Hoje comprei uma pedrinha nova na loja de animais. Chama-se bloco de Iodo. Como o próprio nome diz, contém Iodo e Cálcio. Deve ser uma variação dos blocos normais, com cálcio, mas pelo que andei lendo, deve ser bom pras aves.

Não sei se conseguem ler o que está escrito na foto, mas de qualquer forma, vou escrever.

"Bloco de Iodo enriquecido com cálcio e fósforo, fornece os minerais essenciais que faltam na dieta alimentar à base de sementes. As carências de iôdo e cálcio é comum em pássaros de gaiola, devido à falta desses minerais vitais na dieta regular de sementes.
O Bloco de Iodo ajuda prevenir ossos frágeis (carência de cálcio), a papeira ou dificuldade em respirar (carência de iôdo), ovos com casca mole (carência de cálcio) e tremores.
O bloco de Iodo também tem a superfície ideal para que os pássaros mantenham o bico em bom estado e outros problemas relacionados com o bico."


Tomando sol




Eles adoram olhar a rua pela janela, e tomar sol.. Ficam observando os pardais e pombos voando de um lado pro outro.
Antes de soltá-los, fazemos primeiro uma vistoria em todas as janelas pra não correr o risco deles encontrarem alguma aberta.

Linda família


Que linda família...

Quietinhos

Quietinhos em cima do armário.. Notem que as cores já não são mais as mesmas.. O filhote mais velho, já está evidenciando que ficará com as cores do pai, cinzento.

Explorando

Mesmo com 1 mês e 8 dias, já comendo algumas sementinhas, eles ainda pedem comida no bico aos pais... Só que nessa idade, eles já voam... voam mal, mas voam.. e onde os pais iam, pra jugir dos pedidos de comida, eles voavam atrás.
O pai, já nem dava mais... mas a mãe, estava sempre atendendo o pedido dos filhos.

Minha Bia cochilando

Mesmo com mais de 1 mês de nascidos, o ninho ainda faz falta, e mesmo já começando a comer sementinhas, eles ainda escalavam a gaiola em busca da entrada do ninho, pra dormirem.
Só que, o ninho já era pequeno pra todos... Então a mãe ficava fora, guardando os filhos lá dentro.
Tem coisa mais linda que a natureza...???

Meus lindinhos


Com exatamente 1 mês de nascidos...

Já todos fora do ninho


Faltando 2 dias pra 1 mês, já ninguém os segurava no ninho... Nós forramos colocamos sementes, farinhada, água e os deixamos explorar o mundo fora do ninho... Os pais sempre muito atenciosos, sempre por perto.

Primeira vez que Yuri sai do ninho sozinho

Essa foi a primeira vez que vi o filhote mais velho fora do ninho, e já com a mãe provando sementinhas... mas mesmo assim, ainda pedindo comida no bico..

Fora do ninho

Yuri
Bianca
Nina

Fora do ninho


Com quase 1 mes, nós os tiramos do ninho uns minutinhos por dia, pra que não ficassem tão ariscos, e fossem se acostumando conosco. Mas eram super amedrontados.

Lindos filhotinhos



Muito curiosos.

Já ninguem o segura



O mais velho, com 23 dias, já sai do ninho e sobe na porta, mas ainda não tem coragem de sair... A mãe, vendo o filhote prestes a cair, sempre o empurrava pra dentro do ninho de volta.
A natureza é sábia... pois enquanto esse sempre foi mais esperto que as irmães, e se atrevia a sair antes da hora... as irmãs demoraram mais tempo pra sair, e nesse caso, a mãe as empurrava de dentro do ninho pra fora, estimulando que elas saissem.
Incrível...!!!

Prestes a sair do ninho


Nessa fase, com mais de 22 dias, já se apoiam de pé, batem asa no ninho, e até conseguem apoiar-se na porta do ninho pra observar.

Já grandinhos

O pai sempre limpando o ninho.



O mais velho já quase todo penadinho.

Família reunida

Quase 20 dias do mais velho.

Primeiro filhote com 17 dias

17 dias

Filhotes já grandinhos




O pai guardando o ninho

Acho essa foto perfeita.

Filhotes com 10 dias



Nessa fotos o filhote mais velho já tem 10 dias a 12 dias.

Alimentação dos pais pros filhos


Os pais se alimentando pra alimentar os 3 filhotes. Eles estão comendo uma farinhada própria pra alimentar filhotes... Compro sempre dois tipos de farinhada diferentes, uma complementa a outra. Nesse caso os pais comem e regurgirtam pros filhos. Tbm tem à disposição areia própria pra aves, sementes, osso de siba ou choco, água fresca pra banho, e bebedouro.

Léo e Bia organizando o ninho antes das posturas


Leo e Bia guardando o ninho



Os pais calopsitas são muito dedicados... qdo um sai pra comer, fazer as necessidades (visto que eles não fazem cocô no ninho), o outro fica chocando cuidadosamente.

Terceiro filhote (Nina)


O terceiro filhote nasceu com uma diferença de 5 dias... como dos 4 ovos, só vingaram 3, acho que o terceiro ovo foi o que não estava galado.

Segundo filhote (Bianca)


19 dias depois, o segundo filhote.

Primeiro filhote (Yuri)




18 dias depois de posto o primeiro ovo, nasceu o primeiro filhotinho.

Quarto ovo


Terceiro ovo


Segundo ovo


Primeiro ovo


Namoro


Primeiros namoros. (Foto censurada para menores de 18 anos).. hehe...

Cardápio do dia



Com experiência própria, é ideal pras calopsitas que elas tenham sempre alimentos que forneçam vitaminas... Além das sementes diárias, também deixo sempre à disposição, em dias alternados, folhas, frutas, pão seco (duro).
Hoje coloquei folhas de couve, bem lavadas e secas. Sementes ponho todo dia, e também areia própria pra aves. Essa "areia" é constituida por carbonato de cálcio e areia sílica. Favorece a digestão dos alimentos e o trânsito intestinal dos pássaros e contém um suplemtento de cálcio imprescindível para o desenvolvimento dos ossos.
Num dia, coloco couve, no outro maçã (os meus preferem a casca da maça, acho que é devido à consistência, então coloco cascas de maçã mais grossas, e eles se deliciam.
Noutro dia coloco um pão seco, completamente duro. De preferência pão francês, desses normal, sem doce, nem côco.
Eles também gostam de folhas de agrião, espinafre, menos alface, pois pode dar diarréia.
Além desses alimentos, uma vez por semana dou ração vitaminada... no início eles nem tocavam naquilo, pois são acostumados à sementinhas, frutas, folhas... mas com a curiosidade normal da espécie, resolveram esperimentar, e até gostaram. Vou mostrar qual ração e areia uso.

Postagens populares