Pesquisa

Carregando...

Postagens recentes

Perguntas Frequentes

Pretendemos aqui falar sobre situações que podem ou não acontecer no convívio com seu pássaro. Muita coisa que parece um problema, na verdade tem explicação e solução simples.

Meu pássaro não gosta de criança!...
Ele pode ter algum "trauma" da criança...Se ele se comporta agressivamente com seu filho pequeno, pode ser uma desconfiança natural causada por algum incidente entre os dois. É muito comum as crianças, por falta de entendimento ou inabilidade, machucarem os pássaros sem querer. Oriente seu filho sobre as formas de lidar e agradar sua ave e, com calma e tempo, essa situação poderá ser revertida e os dois se tornarão grandes amigos.

Meu pássaro acorda assustado de repente...
Ele pode ter tido um pesadelo. É comum que sua calopsita ou seu agapórnis se assuste à noite, com vultos se movendo, luzes ou barulhos. Em resposta, elas começam a bater freneticamente as asas, e podem até se machucar. Procure acalmar sua ave até que ela volte ao normal. Para evitar esses sustos noturnos, mantenha a gaiola coberta à noite.

Meu bichinho anda bicando muito...
Se seu pássaro ainda é filhote, isso é natural, já que ele usa seu sensível bico para explorar o mundo. Se ele é adulto, se alimentando apenas de sementes, esse é um hábito que precisa ser cortado no início.Se ele bica uma ou duas pessoas específicas, como seu filho e a empregada, por exemplo, pode ser apenas a resposta a algum maltrato. Lembre-se que as aves bicam para defesa. É instintivo, principalmente no caso dos agapórnis, que tem um histórico curto de domesticação.
Mas se ele bica todos, inclusive você, que cuida dele, é preciso reprimir, antes que vire hábito. Salientamos que jamais, nunca mesmo, se deve bater no bico da ave como reprimenda. Nenhum animal se domestica com castigo, mas sim com recompensas. Qualquer treinamento usa dois ingredientes infalíveis: paciência e condicionamento. A recomendação é afastá-lo de você a cada vez que ele bicar, junto com uma cara bem séria e uma reprimenda verbal em tom firme, como um "não!". E repetir o mesmo procedimento, a mesma expressão e tom de voz, a cada bicada, até ele perceber que só tem sua atenção e afeto quando não bica. Difícil? Não. Lento? Pode parecer, mas o importante é insistir, pois dá certo.

Meu bichinho anda berrando muito...
Ele pode estar chamando sua atenção ou pedindo comida. Calopsitas tem por hábito "falar" ao nascer e anoitecer do dia, para cumprimentar alguém, para demonstrar algum sentimento (descontentamento, por exemplo) ou, o que é mais provável, por estar carente de afeto.Os psitacídeos em geral não gostam de isolamento. Se seu pássaro estiver berrando muito, coloque-o perto de você, dê-lhe um pouco de atenção e verifique se ele tem alimento suficiente.
O que devo observar ao comprar uma ave?
Há certos detalhes que indicam se a ave é saudável:
* Prefira as mais ativas, com corpo roliço e olhos brilhantes
* Verifique a cloaca (se estiver suja é sinal de diarréia)
* Prefira as mais jovens para que se apeguem mais a você
* Verifique a limpeza do local que abriga a ave
* Apatia e sonolência são sinais de doença
Lembre-se que calopsitas e agapórnis mansos podem ser arredios com estranhos.

Meu filhotinho não quer comer...
Se foi apenas uma refeição que ele rejeitou, não se preocupe. Ele pode simplesmente estar satisfeito. Mas se ele rejeitar comida durante um dia inteiro é sinal de que alguma coisa está errada. Nesse caso, é aconselhável procurar um veterinário de confiança. Se você já está oferecendo sementes ao filhote e ele as comeu, é perfeitamente normal a rejeição da papa.


Tenho um gato... posso ter uma ave dessas?
Pode ser problema. Mesmo sendo um predador natural das aves, muitas pessoas os tem juntos em casa. Entretanto, o gato carrega uma bactéria inofensiva para ele, mas perigosa para seu pássaro.

Meu pássaro está ofegante... por que?
Se estiver muito calor, o pássaro respira rápido e curto para se refrigerar. Como os cães, eles ofegam para transpirar, causando a perda de calor e água. Ele também pode respirar assim quando assustado ou nervoso. Em qualquer dos casos, basta levá-lo para um local ventilado ou acalmá-lo até sua respiração voltar ao normal. Mas, se não existir nenhuma dessas condições, pode ser sinal de problema.
Se seu pássaro espirra muito pode ser alergia à alguma coisa que temos dentro de casa, como flores, incenso ou velas perfumadas.

Meu pássaro anda espirrando muito...
Pode ser alergia. Muitos produtos podem causar alergias na sua ave. É importante tentar achar a causa para erradicar o problema: algum lençol ou cobertor que cobre a gaiola, flores ou plantas, sprays, produtos de limpeza, alguma comida, cigarro ou fumaças em geral são as causas mais comuns. Se os espirros vierem acompanhados de secreção nasal, tosse (se ouve "cliques" vindos da garganta da ave) ou mudanças na voz, pode ser sinal de problema.

Minha ave está ficando careca...!
A mutação lutino das calopsitas é conhecida por uma deficiência genética que produz aves carecas, em maior ou menor grau.Mas se sua ave não é um lutino, a perda de penas na cabeça pode ser devida à agressividade de outra(s) calopsita(s) e, nesse caso, a única solução é separar as aves.

2 comentários:

Anônimo disse...

Minha calopsita se chama Lupy, tem idade aproximadamente 8 meses, saudavel, super ativo. Lupy fugiu, ficou sumido 6 dias. Quando retornou, ele estava com a asa quebrada, febre, com machucado abaixo do topete, ele estava bem fraco, debilitado. Como na minha cidade e nem próximo possui veterinario, fui a uma loja tipo pet e me passaram Vitagold potencializado para dar a minha calopsita que estava fraca. Lupy voltou a comer (apenas sementes que é o único alimento que ele come), porém a comida está ficando no papo, não fazendo a digestão e consequencia disso, todo dia de manhã ele vomita tudo, ficando assim fraco. As fezes dele estava bem mole com coloração esverdeada, o cara do "pet" receirou Antitóxico SM. Pois bem, Lupy parou de ter diarréia e a coloração passou de esverdeada para +/- branca. Lupy continua vomitando, e agora está com peito seco (já tem +/- 2 dias), não quer comer nada, nem beber água. O medicamento Avecox chega do RJ amanhã (17/12/09) para dar ao Lupy que está muito debilitado, praticamente seco e enquanto o Avecox não chega, estou dando Vitil P.S, para que ele não morra. Já tentei dar outra alimentação mas ele não come. Ele já quase não abre o olho, só dorme e nem as sementes ele quer comer. Água estou dando no conta-gota. Por favor, venho pedir socorro, o que devo fazer para salva-lo? Como faze-lo comer um alimento que faça a gigestão e ele pare de vomitar? Estou desesperada, pois o quadro de peito seco está se agravando muito rápido.

calopsita disse...

tenho um casal de calopsitas, estão chocando só q o macho esta muito agressivo bicando a femea chegou até machucar suas patas, ele não quer q ela fique dentro da gaiola e fica bicando ela ,ela aagora está em gaiola separada, e essencial a presença dela para chocar os ovos? ela pode ficar sozinha?

Postagens populares