Pesquisa

Corte de Penas das Asas



Ave mutilada devido corte de penas mal sucedido.


Existem teorias afirmando que é conveniente cortar algumas penas das asas das calopsitas, alegando que a finalidade é que as aves não se machuquem voando contra janelas, espelhos ou fugindo. Lógico que se houver janelas abertas elas podem fugir. Quando se areja a casa podem ficar na gaiola. Se deixar a sua ave voar pela casa, é bom que se lembre de eliminar as possíveis hipóteses de fuga. Quanto a chocarem com vidros de janelas, tendo cortinas o problema desaparece. ( ler o artigo: perigos caseiros).
O principal modo de locomoção das aves é o vôo, embora estas também tenham o hábito de andarem pelo chão, o que faz com que se deva ter muito cuidado para não as pisar. Uma pergunta… Será justo privar as avezinhas de que gostamos de voar? Se tiverem filhos pequenos, pensem na possibilidade de lhes atar os pezinhos.

Assim, eles não podendo andar, evitam de se machucar ao cair. Sei e gosto de montar a cavalo mas não há nenhum aqui em casa, porque não tenho condições para o ter. Quem quer ter pássaros, deve dar condições para que eles possam voar. Para ter bichos “sossegados”, tem sempre como opção peixes, tartarugas, etc.

Eu e minha mulher, temos muito gosto em estar a assistir televisão e, de vez em quando, passar uma ave sobre as nossas cabeças, fazendo os voos rasantes que elas tanto gostam, é uma forma de também chamarem a atenção. Será preferível ter uma calopsita numa gaiola, parecendo um mocho?

Quando comprámos a nossa primeira calopsita, ela ficou sozinha. Era o macho que podem ver com as asas abertas no início do site. Não haviam fêmeas na loja de animais. Encomendámos uma, a que está na mesma foto. O macho foi comprado num Sábado e a fêmea chegou na Terça. Enquanto a fêmea não chegou, emitiu muito poucos sons, mal comia e passava os dias parado no poleiro. A modificação no comportamento do macho, quando a fêmea chegou, foi tal, que até quase se podia pensar que era outra raça de pássaro. Começou a cantar, a comer e a mexer-se. Mas não foi em alguns dias. Foi no próprio dia.



A fêmea, ao contrário do macho, vinha com penas cortadas. Na altura não sabíamos desses pormenores. Mas assistimos, quando os libertámos, ás atitudes do macho chamando a fêmea e ao, podemos dizer, desespero dela, ao não conseguir voar. Na medida do possível, nunca tenham uma ave só. Estes bichinhos são muito sociáveis, não gostam de solidão.

É muito engraçado oferecer um passarinho a um filho, mas para que o animal se sinta bem, devemos fazer o que está ao nosso alcance para ele ser feliz e não apenas nos causar felicidade. Comida e água não chegam. Na minha modesta opinião, uma ave sozinha é infeliz. A propósito, sabem que nas prisões humanas a solitária é um castigo muito severo? Que pode levar á loucura? Não privem as vossas avezinhas da liberdade que o vôo lhes dá nem de companhia.

6 comentários:

Anônimo disse...

Olá,

Sou apaixonada pela minha calopsita Nina e recentemente comprei um machinho para ela. Ainda não coloquei os dois juntos pois gosto de mantê-los separados até ter a certeza que ambos estão bem sem nenhum tipo de doença. Quando minha calopsita veio, ela chegou com a asas cortadas e eu esperei elas crescerem. tenho muito medo que lea fuja e que alguém a pegue e corte-lhe as asas. Por isso estou construindo um viveiro de 2,50m por 10,00m. Nesse viveiro quero que tenha plantas, um local para banho, sol, sombra, pequenos arbustos. Estou com um pouco de medo de não ter mais ocarrinho que tanto ela me proporciona, mas vou correr o risco pois quero vê-la sempre feliz.

Adorei o site e em especial o depoimento dos autores, até hoje todos acham um absurdo eu não cortar as penas das asinhas da minha Calô, mas acho que ela vive muito feliz com as asinhas do jeitinho que devem ser e dando seus vôos perto e mim.

Um beijo e parabéns pelo site!

Mel / Americana

Julia Maia disse...

Estou me sentindo culpada.Quando comprei a minha calopsita,ela estava com o rabo e a asa cortada[as penas].Ela se chama Lili,comprei com 2 meses,nuca voo[eu acho].Vai ouvir muito falar nelas.lili e Lola.Minhas paixões.Mas como vou treinar elas para não voar,moro em casa n apartamento.Minha ajuda por favor.

Dicalopsitas disse...

Eu senpre me preucupei com a minha ave e gosto de calopsitas porque é a minha vida as aves e as asas do Dino a minha calopsita estao sempre cortadas

Bárbara Correia disse...

olá boa tarde! Ontem dia 08/01/2012 meu esposo estav no portão de nossa kz ai passou uma voando, ela caiu no portão ao lado ele pegou ela e trouxe para casa, tão linda fomos ao mercado comprar comidinha para ela....Estou amando ela, só q às crianças não à deixa um minuto sossegada.
meu email para me dar uns conselhos como cuidar e ensinar à ela uns truques.
btcorreia@bol.com.br

Anônimo disse...

Olá Julia... As penas das asas crescem, não se preocupe... É só esperar que caiam durante as mudas e elas voltam a crescer... Aos poucos vc já vai notar diferença nelas... Pode ir acostumando suas aves a sair da gaiola, e logo que sentiram fome elas voltam... Boa sorte.

Bia e Unhas Decoradas disse...

Olá, meu nome é Beatriz e tenho uma calopsita macho que se chama Sol.
Eu sempre estou olhando o seu blog e gosto muito dos seus pots.
Fiquei com muita dó da minha por que um dia fui cortar a asa e ficou sangrando só um pouco e pois pó hemostático deu uma parada.
Fiquei muito chateada pela sua calopsita que morreu, meus pesamos.
Já perdi um periquito sei com é.
Boa Sorte com suas calopsitas e espero mas posts.

Postagens populares