Pesquisa

Comportamento.

Atitudes comportamentais

Ficar empoleirada somente com uma perna

Esse é um bom sinal, indica que sua ave está relaxada, em descanso. Apenas aves sadias ficam nessa posição. Geralmente nessa ocasião as aves aproveitam para tirar uma soneca.


Abaixa a cabeça para você

É um comportamento que representa confiança que ela deposita em você, para receber seu carinho. Faça movimentos delicados em sua ave, na cabeça, na região da bochecha, dos ouvidos.


Posição do topete

Pode dizer nos dizer muitas coisas!! Quando a crista está em posição normal, significa que sua calopsita está relaxada e calma. Crista muito ereta, significa atenção; ao contrário, se o penacho estiver abaixado, significa que a ave está concentrada, interessada ao que está em seu redor.


Rangendo o bico

A calopsita tem por hábito ranger o bico (roçar a parte de cima com a parte de baixo do bico) quando estão relaxadas e descansando ou minutos antes de dormir, e tal comportamento não indica que a ave esteja com vermes, conforme costuma-se ouvir a respeito.

As calopsitas são aves muito dóceis e adoram interagir com outras aves e até mesmo com o ser humano. São ativas e brincalhonas, adoram subir, trepar, roer. Vivem pulando de um lado pro outro. Daí a importancia de ter sempre alguns entretenimentos na gaiola para se exercitarem e se distrairem. Se bem tratadas, vivem mais de 20 anos e geralmente morrem de velhice. São fortes e raramente adoecem.
São pássaros que requerem muito tempo e muita atenção, mas isso não significa que você se desfaça dele para adquirir outro pássaro. Você realça sua família com esse pássaro. É muito gratificante ter Calopsitas, elas estão sempre em movimento, alegrando o ambiente. E mesmo sendo adepta a muitas brincadeiras, não costumam ser destrutivas.
Calopsitas podem assobiar e falar. Alguns especialistas dizem que elas podem apenas ou falar ou assobiar e outros especialistas dizem que elas apenas podem assobiar, não conseguindo falar. Mas isso varia de exemplar para exemplar. Algumas pessoas usam fitas cassetes, CDs e programas de computador para ensinar suas calopsitas a falar. É um dos pássaros perfeitos para quem quer uma relação mais íntima com uma ave. São divertidos e leais ao bando, do qual o dono passa a fazer parte.
Extremamente pacífica e dócil, seja com outras aves ou mesmo com seres humanos. Ela não é nada agressiva e se o viveiro não for muito pequeno, convive bem inclusive com aves menores. Mesmo sendo maior que os outros habitantes de um viveiro, a Calopsita não tenta dominar o local, afugentando as outras aves dos poleiros ou ninhos.
Com pessoas, a relação também é amigável e participativa. É um bicho de estimação para toda a família. Elas se apegam às pessoas da casa e normalmente quando as vêem assobiam e se aproximam das grades da gaiola para as observarem de perto e acompanharem atentamente suas atividades. A única recomendação sobre o convívio entre Calopsitas e humanos é em relação à crianças pequenas e pouco acostumadas a lidar com aves. É preciso orientá-las para evitar que machuquem as Calopsitas caso as peguem na mão e também para que não as estressem com atitudes bruscas, como bater no viveiro ou gritar muito alto. Atitudes como essas deixam as aves apavoradas e desconfiadas com pessoas.
Calopsitas adoram assobiar – especialmente os machos. Quando se assobia para uma Calopsita, ela normalmente responde e inicia uma simpática “conversação”. Aprendem até a assobiar músicas. Ainda que não seja o forte da espécie, a Calopsita pode aprender a falar. Com muito treinamento é possível que emita pelo menos algumas palavras.
O estilo dócil e interativo da Calopsita permite que ela tenha um convívio extremamente próximo aos donos. Se acostumada desde pequena ao contato com o homem, ela aceita ser pega na mão e ficar no ombro. Ainda que muitos criadores não recomendem criar a Calopsita solta, pois temem que seja pisada por alguém ou atacada por algum outro bicho, há muita gente que opta por isso, pelo menos por um tempo.
Ativa e brincalhona, a Calopsita parece mesmo ser uma ave feliz. Estão sempre brincando, pulando de um poleiro para outro, subindo na grade ou divertindo-se na banheira. É muito gratificante ter Calopsitas, elas estão sempre em movimento, alegrando o ambiente. Mas, mesmo sendo adepta de muitas brincadeiras, as Calopsitas não costumam ser destrutivas. Diferente de alguns Psitacídeos que roem os poleiros e os brinquedos, a Calopsita não é de estragar os objetos que usa.

22 comentários:

Unknown disse...

Meu nome é Letícia e minha calopsita é macho, tem 2 meses e meio, é manso e está comigo a 1 mes.
De uns dias p cá ele tem vindo p o nosso colo e fica "gritando", assim como ficam os filhotes no ninho pedindo comida para mãe (meio encolhido e de bico aberto e com aquele pio específico de filhote no ninho).
Qnd colocamos ele no chão ou na gaiola ele para, porém insiste em vir p o nosso colo e ficar gritando.
* Tem água e comida farta na gaiola, portanto não pode ser fome.
* Não deve ser medo, pois ele insiste em ficar no colo ( ombro, dedo...)
* Frio, nem pensar!

Alguem já passou por isso com sua calo???
O q ele pode está querendo???
Help!!!
Meu email é LSA12@IBEST.COM.BR

Anônimo disse...

UNIVERSO DAS CALOPSITAS
Olá Leticia... que bom receber seu email... Sua calopsita é muito docil e como é novinha ele sente falta do ninho, do calor com os irmãos e com os pais. As calopitas são aves muito amáveis, e quando adotam um membro da familia ele acha sente falta dele e pede carinho.
O contato de calopsitas bebê com o ninho é muito forte, e acho que ele está elegendosua familia como se fosse estensão do ninho. Calopsitas são aves que não gostam de ficar sozinhas embora possam viver sem nenhuma outra ave de sua espécie. Por isso o que eu acho é que ele se sente com vc e sua familia como se estivesse no ninho com os irmãos e o pais. Ele sente-se seguro perto de vcs. Faça o seguinte... Se quiser cortar aos poucos essa dependencia, estipule horarios... tenha horario pra pega-lo no colo, horario pra carinho, horario pra ficar na gaiola, e horario pra dormir. Isso é importante. Minhas calopsitas (1 casal e seus 3 filhotes) tem horario pra tudo.... As 10 da noite fecho a gaiola, levo pra area da cozinha, cubro a gaiola e apago a luz, deixo a porta semi aberta e entao eles ja sabem que é hora de dormir.
Vou te contar meu exemplo... Ganhei um calopsita macho e durante a primeira semana que ele passou em casa sozinho conosco se mostrou muito quieto, mal comia, mal piava e parecia uma estátua no poleiro... Tbm tinha o periodo de adaptação na nova casa. Mas eu sempre achei que calopsitas são aves muito sociáveis pra viverem sozinhas.....
Uma semana depois comprei uma femea... a atitude do macho mudou da água pro vinho. No dia em que a femea chegou e a coloquei na gaiola ele ficou animado, contente, alegre, saltitante, voando pela casa, cantanto, se exibindo pra gente, abrindo as asas... Foi um show... Eles são tão apegados que quando ela dá um pequeno voo e cai distante fica gritando poe ele e entao ele vai logo ao encontro dela... não a deixa sozinha um só minuto. É um amor. Lindo mesmo é quando ele fica ensinando ela voar.... ele voa, sobe no biombo e de lá fica chamando ela, voando baixinho pra ela aprender... É uma graça. A femea quando compramos não sabiamos que ela tinha as asinhas cortadas, não questionei isso com a loja, mas já estão crescidas e ela já ensaia pequenos voos meio desordenados. Mas ela vai voar qualquer dia desses.
Eles de deram muito bem e são completamente apegados um ao outro.... Não concordo com o corte de penas... ave é pra voar, por isso elas tem asas... Eu acho lindo ele voando pela casa. Mas sempre mantenho o cuidado de deixar os vidros das janelas fechadas pra evitar fuga. Assim não tem perigo e vc pode deixa-lo tranquilo pela casa. Deixe a gaiola sempre limpinha e com a porta aberta que ele sabe onde tem comida e água.
Agora estão com filhotes, nasceram 3 filhotinhos e eles são muito dedicados aos filhos... não os deixavam sozinho um só minuto enquanto eles eram muito pequeninos... quando um saia pra comer o outro assumia o ninho...
Mas agora os filhotes já estão maiores e não são tão dependentes dos pais no ninho todo instante... São lindos.
Calopsitas adotam a familia humana como se fosse a dela. E isso deve estar acontecendo com a sua. Mas vc deve impor certos momentos de independencia da ave... As calopsitas se apegam tanto aos donos que podem reagir quando deixam de ser mimadas, quando deixam de fazer carinho... elas ficam deprimidas mesmo. As minhas detestam ficar sozinhas... Ficam gritando pela casa até aparecer alguem e fazer carinhos.... Quando tenho de sair, deixo a tv ligada pra elas sentirem que tem alguem no recinto. Mas elas respeitam a hora de dormir, sabem que naquela hora tem de ficar sozinhas.



Qualquer outra duvida pode me mandar email, terei o maior prazer em responder.



Abraços.

Unknown disse...

que engraçado ... o meu tb é macho, tem 3 meses, estou com ele ainda vai fazer um mes, porem ele está demonstrando esse mesmo comportamento....foi o que eu pensei!!!que bom...fiquei preocupada, com medo que ele pudesse estar doente...
adoro essas aves!!!

Anônimo disse...

Oi...Meu nome é nayara adorei o blog,faz 4 dias que comprei um calopsita é um macho cara branca arlequim,o que eu faço pra ele acostumar comigo?quando vou fazer carinho na cabeça dele ele faz um barulhinho e me bica(mais não doe nada).OBS:ele tem 1 mês

sa disse...

Olá, ganhei uma calopstia fazem 4 dias, ainda nao sei qual o sexo suspeito de seja macho, mas ele fica a maioria do tempo parado na gaiola e come bastante tbm, qdo me aproximo ele faz um barulho estranho, as vezes tenta me bicar as vezes não, gostaria de saber como devo fazer para torna-la mansa, até pq tenho um filho de 3 anos e nao gostaria q acontecesse acidentes com eles.
Fiz algumas coisas que manda aqui no site em relação ao amansamento, coloquei fitinhas para ela se acostumar com meu movimento, e coloquei tbm um espelinho fiz certo??

POr favor me ajudem estou preocupada com ela.Aguardo resposta

Paquelet disse...

Comprei minha calopsita tem 2 dias ela já está com 6 meses e é uma femea,ela está se mostrando bastante agressiva,não deixa nem q eu chegue perto dela como devo agir para amansá-la?

Unknown disse...

Olá! Meu nome é Ana, e eu tenho um calopsita macho,o nome dele é Tom!
Ele chegou faz 3 dias.
Só que quando eu vou faz carinho nele, ou tentar fazer ele subir no meu dedo ele abre o bico e faz um barulho parecido com espirro,só que não é,entende?
A mesma coisa acontece quando eu ponho a mão do lado da gaiola dele,eu nem toco,só me apoio e ele já quer me morder/picar!
O que eu faço para isso parar?
Eu quero um passarinho carinhoso!

Grata.Ana.

Larissa disse...

Olá Meu nome é Larissa

Bom minha calopsita é fêmea,Quando eu mostro o dedo para ela,ela em vez de vir,Abaixa a cabeça para coçar,e qndo ela vem,ela pula do meu braço e vai direto para a gaiola

Oq fasso para ela vir no meu dedo e qi nao pule para ir direto a Gaiola?

Obrigada,Meu MSN:paes.suse@hotmail.com

Anônimo disse...

Oii. Meu nome é Aialla, tenho duas calopsitas perola. Um todo cinza e com algumas penas brancas e outro algumas partes cinza e o resto todo amarelo. Queria saber como diferenciar os machos das fêmeas. E o amarelinho ele é mais atencioso ele tem ciúmes do outro ele quer atenção do pra não gosta quando brincamos com o outro ele é muito fofo. Mas tem algum perigo dele ser assim? E o outro ele é mais desconfiado gosta de um carinho mas ele n vai ate a mão ele é ao contrario do outro o cinza espera vc ir ate ele fazer carinho e o amarelo não vai atrás de vc ... Os dois têm uma mania de ficar se cnçando o tepo todo fica saindo tipo caspa levei num veterinário e ele disse que nao tem nada nem piolho nada.. e eu olhei parece que sai das penas quando ta crescendo. Queria saber isso estressa as calopsitas e se tem remédio? E ganhei as calopsitas elas ja tinha penas so que pequenininhas elas ainda são filhotes? E as penas crescem devagar tbm.. Elas sao otimas .. Elas não gostam de estranhos.. Só fica comigo meus pais e meu irmao mas ninguem ... Elas n gostam n s sente a vontade. Isso é bom? E o cinza canta beeem mais que o amarelo e o amarelo canta mais so quando se sente so ou quando quer alguma coisa .. ja o cinza é pra carinho.. mas quando a gente passa muito tempo com ela no ombro ea caanta canta ate cansar .. rsrs é muito divertido. E minhas calopsitas elas comem vamos dizer mais pouco quando tem pouca semente de girassol, mas quando coloca um pouco a mais de sementes elas comeeem demais.. O que devo fazer? Quais as dicas?
Olha muuuito obrigada desde já... E AMEEEI o site é perfeito...
Obrigada.. Sucessos e aguardo sua resposta.
Meu E-mail. aialla.hta@gmail.com

Anônimo disse...

Ola Aialla... As calopsitas nunca são iguais umas as outras... Cada uma tem sua personalidade. Tenho várias, e cada uma é diferente da outra... O fato de uma gostar mais de carinho que a outra é normal.. Mas nunca demonstre preferências. Dê carinho a elas da forma como vc nota que elas mais gostam. Tbm tenho uma muito ciumenta. Essa não é de muito carinho, mas qdo me vê com alguma outra pertinho, voa logo pra cima de mim, até colocar a outra pra correr. É normal. Quanto às peninhas, tbm acho que seja normal, assim como disse seu veterinário. As minhas tbm passam bom tempo se catando umas as outras, e qdo se sacode caem esse pozinho que vc se refere. As minhas tbm são assim. Em relação à medo de estranho, fique despreocupada, é simplesmente o fato de não conhecer as pessoas, mas logo vão se chegando e se tornando amigas. Em relação à comida, não dê muita semente de girassol, pricipalmente se elas não voarem, pois a semente de girassol é muito gorda e pode engordar a ave a longo prazo, Fora isso, dê muito carinho, elas adoram.. Bjinhos.

Anônimo disse...

Oi tenho uma calopsita ela deve estar com 8 ou 7 meses,na gaiola dela tem a vazilha pra beber agua,a da comida, milho e a banheirinha mas o problema e q ela n toma banho ja esta comigo a 3 meses e nada oq eu faço?

Anônimo disse...

Olá... não se preocupe.. Tbm tenho uma a mais de 6 meses e só vi ela tomando banho uma única vez... Algumas gostam mais que outras... Tenho uma fêmea que toma banho quase todo dia... Mas já outra não gosta... Não se preocupe.. Continue oferecendo água fresquinha, limpa e numa banheirinha confortável, e qdo menos esperar ela toma gosto pelo banho.

Anônimo disse...

alguém me ajuda,nunca tive um animal e era louca para ter uma calopsita,ganhei uma com 2 meses não sei se é macho ou femea a primeira semana foi otimo ela era super calminha estou na segunda semana com ela e ela está muito agressiva não sei o que fazer,to até com medo de tirá-la da gaiola o que posso fazer?estou arrasada

Lu disse...

Eu tenho uma calopsita macho, ele tem três meses. Moro em São Paulo, num apartamento, mas sempre que ele fica perto de mim, ele começa a dormir no meu ombro ou no colo. É uma doença, ele é preguiçoso, isso me deixa preocupada. Ou será qu não dorme a noite?

Nina disse...

Ganhei uma calopsita no dia 12/10/11. linda super feliz. Comprei tudo que o pet mandou inclusive as vitaminas. Ela esta com as fezes normal,come com frequencia ,mais fica o tempo todo quetinha ou dormindo com as penas um pouco arrepiada e tremulas tenho um piriquito que e super esperto eu a deixo com ele souto. ai ele e que fica brincando com ele ai ele fica um pouco mais animado.

Anônimo disse...

Gente minha calopsita tem uns 10 anos mas com a mudança de cidade ela ficou gritona não para nunca, da altos berros, ja tentei soltar da gaiola mudar local da gaiola e tudo e ela so fica gritando... e pra piorar a situação ele so come painço agora aquela semente fininha sabe, as sementes de girassol nem pensar a menos que esteja com muita fome e so tenha aquelas e nesses ultimos dias notei que o coco dela esta meio que uma diarreia n sai mais durinho como antes ela ta doente? oque eu faço?

Anônimo disse...

geeeente,me ajuda! Minha calopsita tem 3 meses,é arisco,pois quando chegou aqui em casa,minha cachorra o assustou! ultimamente,ele tem piado pra tudo... enquanto ele come,quando ta cochilando,depois de beber água,pra sair da gaiola... pra tudo! não sei se é porque eu to doente e não tenho como dar muita atenção pra ele,mais ele tem feito um barulho estranho a todo momento : "iiih" bem baixinho... o que é isso?????????????????

Anônimo disse...

Oi me chamo Thaiza e tenho uma calopsita branca amarelinha e não sei qual a idade dela por que quando a comprei a pessoa não soube me falar, desde que chegou em casa ela era meu arisca não brava mas muito desconfiada canta muito pouco já esta comigo á uns 6 meses, de um més pra cá ela anda muito tristinha bem deprimida mesmo só dorme e come só no puleiro não canta mas nada faca com as penas arrepiadas e treme um pouco as vezes ela fica gritando e dura como se estivesse sentindo alguma dor não sei o que fazer !!! vou marca uma consulta pra ela. Espero uma dica sua !!!!

Anônimo disse...

Ola Thaiza... é melhor procurar um veterinário, não deixe passar muito tempo.. Só ele poderá dizer o que sua ave tem.

Anônimo disse...

Minha calopsita fica com a cabeça pra baixo e rabo pra cima batendo as asas sem parar, quando apago a luz onde ela fica,quando acendo ela para na hora, quero saber o porque ela faz isso

Fabiana disse...

Bom dia.
Eu tinha uma calopsita fêmea bem mansinha, aí resolvi comprar um macho para fazer companhia. Me informei antes, perguntei para vários criadores sobre barulho etc, e me disseram que o caral não é barulhento, que juntos eles ficam tranquilos.
Acontece que o macho não para de gritar, o dia todo... incomoda bastante, pois é muito alto... mesmo colocando a gaiola do lado de fora, os gritos são ardidos e altíssimos.
Existe algum jeito de fazer ele reduzir isso? Não queria me desfazer dele...
Obrigada,

Anônimo disse...

Tenho um casal de calopsita que ganhei de aniversario a pessoa que me deu nao me disse aonde comprou, enfim com 3 semanas que estavam em casa começaram a cruzar, botou 3 ovos : 1 ovo nasceu o filhote morto, 2 ovo fiquei empolgada pq escutava o barulhinho dele piando e qdo ele nasceu se movimentava mas o macho e a femea so ficavam no ninho com ele e nao saia para nada e qdo tentei pegar o filhote eles nao deixaram. o filhote morreu, o 3 ovo estava choco, depois de uma semana eles estao cruzando de novo o que eu faço?

Postagens populares