Pesquisa

Amansando Calopsitas.

As Calopsitas tendem a bicar forte se você pegá-la com força ou se ela se sentir ameaçada. Muitas vezes chega a machucar bastante, mas se ela tiver brincando e se sentir à vontade proximo de você, ela poderá bicar devagarinho, apenas para explorar sua mão. Nesse caso não se assuste e nem tente pegar a ave sem que ela se sinta à vontade. Deixe que ela se sinta confiante em vir à sua mão e receber carinhos.
É a forma que elas têm de conhecer e experimentar tudo ao seu alcance. Muitas vezes bica e utiliza a língua junto, para sentir o gosto. Outras vezes bicam levemente e repetidamente, em um ato de carinho. E, geralmente, antes de uma bicada mais forte, ela grita e avisa! Raramente Calopsitas mansas bicam com força e, no manuseio de calopsitas bravas, pode ser necessária uma luva, apesar de que como já mencionados a bicada não é das piores...
Se desde filhotes são alimentadas e manuseadas, acostumam-se e ficam dóceis, chegando a pedir “cafuné”. Entretanto, quando se adquire uma mansa, pode levar algum tempo até ela se acostumar com o novo dono e o até então desconhecido ambiente. Com paciência, presença constante e falando com ela, aos poucos ela vai se acostumando, mesmo reclamando, que se pegue nela.
Uma técnica bastante utilizada seria deixar o poleiro mais baixo para ficar mais próximo do alcance das mãos. No entanto, se a Calopsita que adquiriu é brava você poderá acostumá-la dando comida pelo lado de fora. Nessa hora, com a gaiola no chão, aproxime a mão perto dela lentamente, até o momento em que ela se entregar. Pronto. A partir daí a interação só irá aumentar.
É muito importante salientar que infelizmente não há uma regra específica que seja infalível para o amansamento. O relacionamento entre o dono e a ave é muito sutil, mas definitivamente ela é assustadiça: evite berros, movimentos bruscos e demonstre sempre carinho.

24 comentários:

Raquel Dalben disse...

obrigada,faz dois dias que a minha esta em casa,segui os seus conselhos e ela já esta comendo na mão, subindo em meu dedo e deixando fazer cafuné.
Foi de grande ajuda, valeu!!
Aou tentando faze-la deixar pega-la na mão, depois te conto.
obrigada.

Anônimo disse...

Que bom.. Grandes progressos... Continue assim, vc só tem a ganhar com isso... e sua ave será sempre doce e meiguinha e sua companhia.
Abraços. Conta sempre as novidades.

Thalita disse...

Ola, eu ganhei uma calopsita essa semana de aniversário,mais ela nao e mansa,faz dois dias q ela chegou quem vendeu disse q ela e nova ainda,ela faz barulho sempre se fica sozinha na cozinha,eu coloco o dedo ela bica bem devagar meu sonho e que ela ficasse boazinha pra eu deixa ela sair
ate me tranquei com ela no quarto e abri a gaiola mais ela na sai e nao forcei quero deixa la calma me ajude, eu vou leva la ao veterinário para saber o sexo tbm.

anja disse...

ola..ganhei uma calopsita fêmea e faz 03 dias que estou com ela, meu marido com muito custo tira ela da gaiola, aí ela vem no ombro, mas não aceita carinho e bica , não com força, mas está bem arredia e não grita, ela tem 06 meses. é assim mesmo no começo?e não sai da gaiola para ficar no puleiro por nada...
obrigada...
Anja...

Anônimo disse...

Thalila, em primeiro lugar vc tem de ter mesmo paciencia pra amansar sua ave. As calopsitas ariscas precisam de confiança para ficarem dóceis. Não force nada, pra ela não ficar com medo. Comece estimulando sua presença pertinho da gaiola pra ela se acostumar com vc... Depois ofereça comida em sua mão, ela virá com certeza... A maioria de minhas calopsitas foram adquiridas super ariscas, mas acabam sempre se tornando dóceis.
Vc tem mesmo de ter muita paciencia. As minhas adoram espinafre, comece encostando uma folha de espinafre na grade da gaiola, e deixe ela se aproximar... Qdo ela fizer isso, abra a gaiola (em lugar seguro, como no seu quarto com janelas e portas fechads), por dentro da gaiola, aproxima a folha, mas prefira que ela venha até vc.. Tem de ser mesmo assim, passo a passo.
Logo ela se sentirá segura pra vir à porta e sair. Se ela sair, e ficar assustada, não se preocupe... assegure-se de que ela não tem pra onde fugir, e deixe ela explorar.
Elas são muito espertas, e logo achará a porta de casa qdo sentir fome.
Com paciencia e persistencia, vc consegue amansar sua ave.

Anônimo disse...

Olá Anja... se ela já aceita vir ao ombro e não bica com força, já é um grande passo. Parabéns.
Elas bicam mesmo, e se não bica com força, é pq se sente segura, é apenas novinha e ainda está descobrindo sua casa, as pessoas de sua casa...
Continue oferecendo carinho e mimos e logo ela será muito querida.

nierika oliveira de araujo disse...

oi bom dia!eu ganhei uma calopsita do meu e hoje esta com 02 dias que ela esta comigo.fui dar banana para ela na grande da gaiola e ela feio um pouco meia assustada la por longe mais veio. estou pessando em tirar ela da gaiola hoje para cortar as asas e começar a amssar e correto?muito obrigdo e bom dia

Anônimo disse...

Olá Nierika... Se vc aproximou a banana e ela veio, já é bom sinal... Nota-se que ela é sociável e sente confiança em vc... Continue assim e logo terá grandes progressos. Qto o cortar das penas, não sou a favor, pois acho que é amputar o direito da ave de ter o mínimo de liberdade.
Tenho várias, e não corto as penas de nenhuma. Solto todo dia em casa, mas tenho sempre o cuidado de fechar todas as portas e janelas pra garantir que estão seguras.
Mas se vc prefere cortar, é melhor que a leve num veterinário, ou na loja onde comprou.
As asas tem muitos pontos sensíveis, e se vc não souber como cortar, corre o risco de ferir e até mutilar sua ave. TOME CUIDADO.
Prefira levá-la a um responável veterinário, assim saberá como ter sua ave sempre segura.

Keila disse...

Bom dia! eu ja tinha uma calopsita da cor normal, que esta com 9 meses, vem no dedo, grita quando quer carinho, brinca,explora o meu sofá inteiro, nao para quieto. quando foi em maio vi uma da cor lutino, amei me apaixonei por ela, e mau marido acabou me dando, quando venderem disseram que ela era mancha, na hora que recebi ela, sem ela ver o outro, vinha no dedo deixava fazer carinho. quando chegou em casa, nossa ela ficou muito arrisca, hoje, ela so vem no dedo, nem em sonho pense em fazer carinho que ela arranca cada pedaço do canto da unha que doe. nao sei o que fazer para que ela deixe eu fazer carinho. ja tentei de tudo, ja tentei dar comida do lado de fora da gaiola ela nao pega,ja tirei a comida dela e coloquei na minha mae para ela vir e nao veio, bebe agua mas nao come, mas, percebi que ela gosta de pao duro e torrada. e a partir dai o que faço para amansa-la e poder fazer carinho?

Beatriz disse...

Já faz umas semanas que eu ganhei uma calopsita, e ela não é mansa, mal chego perto da gaiola e ela sai de perto, consegui poucas vezes passar a mão nela sem ela sair de perto mas não demoro muito, não sei o que eu faço para mansar ela.

Anônimo disse...

Olá Beatriz e Keila.. A dica para amansar calopsitas é PACIÊNCIA E PERSISTÊNCIA.
Tem de avançar aos poucos... Nada de querer que a calopsita fique mansa de um dia pro outro, pois não funciona e só deixa a ave ainda mais estressada.
Como já disse anteriormente, comece oferecendo comida que ela gosta em sua mão, mas não force... deixe que ela sinta confiança e aproxime... Leiam as dicas anteriores e verão que cada novo progresso é um grande passo... Bjinhos.

Ronaldo Lopes disse...

Oi.
Venho aqui tristemente dizer que ganhei uma calopsita, a 3 dias atrás.
Essa calopsita quando chegou aqui em casa, estava muito assustada, entrou ligeiramente pra gaiola e ficou parada no mesmo poleiro a noite toda, só no outro dia ela foi comer. Tentei chegar perto dela para criar algum tipo de ligação dando comida a ela com a mão, porém ela vai para o fundo da gaiola e começa a fazer um som de brava e acoada e eu não hesito em tentar novamente, mas to com medo de que ela não consiga ser amansada, pois estou tendo todos os cuidados, não assustando-a com movimentos bruscos, sempre correspondendo seus assovios, como se fosse um amigo mesmo, mas ela não da mole... O que faço?

Anônimo disse...

Ronaldo... 3 dias ainda é muito cedo para ficar completamente mansa.
Vc está indo bem, mas tem de ter paciencia e persistencia...
Dê tempo para ela se sentir segura... Não force e logo verá progressos... Vc comprou uma ave muito arisca, e terá muito trabalho pela frente.. Mas não desista, e os resultados serão satisfatórios.
Boa sorte.

Thiago disse...

ola, minha calopsita nasceu em casa e noa sei dizer ao certo qual a idade dela, peguei ela hj no ninho e ela voou , um pouco baixo, porem uma certa distancia, a cauda ainda se encontra um pouco curta porem ja com um certo tamanho, nao sei se é macho ou femea e tenho duas curiosidades, é certo afirmar q as fêmeas tem cabeça e rosto mais cinza e bochechas menos coradas e caudas listradas e o macho o contrario? E outra , se eu separa-la desde já e tentar dar comida de calopsita normal ( ração - girassol e essas coisas ) sera que ela se acostuma comigo? Se possivel mande um e-mail (onics_x@yahoo.com.br) Agradeço desde já...

Soraya disse...

Olá!! Já estou ficando desanimada... minha calopsita já está comigo há 15 dias.. sinto que ela já está mais acostumada, mas é muito arisca, nem pode ver uma mãe por perto e nem sequer um dedo que logo quer bicar e reclama... já tentei pega-la para fazer carinho mas ela me bicou e muito forte.. não sei o que fazer. Tb não aceita comidinha na mão... será que a companhia de outra calopstiva ajudaria? Pode me ajudar? Obrigada.

gabriela disse...

oi, tenho uma calopsita faz 3 dias que esta em minha casa, ela é jovem mas tem medo de mim, quando chego perto da gaiola ela se bate toda, e quando ofereco comida na minha mao ela nao vem, voce teria uma diga para mim??

Anônimo disse...

oi meu nome é Eduardo ,ganhei uma calopsita arisca novinha.abri a gaiola para ver si ela saia saiu ai eu deixei ela ficar um pouco solta,na hs que eu tinha q sair ela nao quis entrar na gaiola de geito nem um ,oq eu fasso pra atrair ela para dentro da gaiola em determinada hs ?
Espero sua respos por favor o mais rapido posivel

Anônimo disse...

oi. Comprei uma calopsita arisca de aproximadamente 3 meses, faz duas semanas que ela esta aqui em casa. Ela ja deixa eu fazer carinho, ja come na minha mão, sobe no meu dedo e abaixa a cabeça para ganhar carinho. Ñ vejo a hora de poder tira-la da gaiola, será que falta muito para isso? Eu ñ quero cortar suas asas, isso é realmente necessário? Elas batem muito em vidros? Obrigada

Anônimo disse...

oi. Comprei uma calopsita arisca de aproximadamente 3 meses, faz duas semanas que ela esta aqui em casa. Ela ja deixa eu fazer carinho, ja come na minha mão, sobe no meu dedo e abaixa a cabeça para ganhar carinho. Ñ vejo a hora de poder tira-la da gaiola, será que falta muito para isso? Eu ñ quero cortar suas asas, isso é realmente necessário? Elas batem muito em vidros? Obrigada

GABI. disse...

Ganhem minha calopsita a dois dias,ele já abaixa a cabeça para mim fazer carinho quanto chamo ele pelo nome e mostro o dedo,já dou comida por fora da gaiola chamo ele vem.Mas,quanto chamo ele para pega-lo pelo pé ele me bica ,fora da gaiola ninguem consegue encostar nele.Como faço para pega-lo no dedo e no ombro?

Gabriella disse...

Ola sou gabriella,ganhei uma calopsita a 3 dias e já faço carinho nele,e dou comida por fora da gaiola,consigo fazer ele sair (ele sai por vontade propria)e faço carinho tambem com ele fora da gaiola,mas não consigo de jeito nenhum pegar ele no dedo nem no ombro.Como faço para pega-lo no ombro ou pelo menos no dedo,sem ele me bicar?

Anônimo disse...

Ganhei uma calopsita ja faz dois meses,e ainda ela me bica se eu tento pegar ela ja ofereci fruta pelo lado de fora da gaiola mas nao adianta o que eu faco? Me ajudem

Carolziinha Rocha disse...

Boa noite! eu comprei uma faz 2 semanas, ela já sai da gaiola sozinha,anda pela casa toda e assobia o dia todo, quando tento fazer ela subir no dedo ela bica mas bem fraquinho, mas não aceita carinho e nem chegar muito perto. Ela tem 3 meses e meio, ela ta muito nova ainda pra deixar agente pegar ela ? Será que ela vai se acostumar e subir no ombro ? Obrigada!

Carolziinha Rocha disse...

Boa noite! eu comprei uma faz 2 semanas, ela já sai da gaiola sozinha,anda pela casa toda e assobia o dia todo, quando tento fazer ela subir no dedo ela bica mas bem fraquinho, mas não aceita carinho e nem chegar muito perto. Ela tem 3 meses e meio, ela ta muito nova ainda pra deixar agente pegar ela ? Será que ela vai se acostumar e subir no ombro ? Obrigada!

Postagens populares